Olá amigos do EFPB. Em visita ao famoso Túnel da Serra da Viração a cerca de 1,5 km do centro de Bananeiras no dia 1 de fevereiro último.
O túnel tem aproximadamente 200 metros de comprimento escavados na rocha crua. O referido túnel foi construído entre 1921 e 1923, pelo antigo IFOCS (Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas) como parte integrante do prolongamento até a vila de Picuí, no Seridó Paraibano. Porém, com cortes na verba destinada a construção do ramal, os trilhos chegaram até Bananeiras e de lá não mais prosseguiu.
Seu estado atual é regular, felizmente sem danos em sua estrutura, porém, a vegetação em torno ocasionalmente "invade" parte desta.
O Ramal de Bananeiras foi suprimido pelo Governo Federal em 1967, não restando nada dos velhos trilhos e dormentes que percorriam todo o local. Infelizmente este ato "insano" retirou dos habitantes desta bela cidade brejeira o direito de permanecer com viagens de trens. Foi uma conquista com muito esforço para sua conclusão, sua retirada com tamanha facilidade alegada por "prejuízo financeiro" por aqueles que não compreendiam o os valores culturais e históricos de um povo. Foi um duro golpe ao povo bananeirense que perderam seu transporte ferroviário. Confira abaixo imagens recentes do túnel: