sábado, 31 de março de 2012
quinta-feira, 22 de março de 2012
Reportagem do jornal Diário da Borborema Sobre a Extinção de Ramais Deficitário em 1965
Olá pessoal mais uma vez. Trago agora uma matéria do jornal Diário da Borborema de 31 de dezembro de 1965 sobre as prováveis extinções de vários ramais ferroviários pelo Nordeste, inclusive aqui no Estado da Paraíba, por ordem do Governo Federal, atravéz do então Ministro de Viação e Obras, Juarez Távora. Este decreto infelizm,ento posto em pratica nos anos seguintes tirou o cotidiano de idas e vindas dos trens em suas localidades. Entre os mais suprimidos pelo Governo Militar, estão aqui na Paraíba, o ramal de Bananeiras, ramal de Alagoa Grande, e o ramal de Cajazeiras. Infelizmente foi um Descreto injusto, já que as ferrovias ainda estavam dando resultados, especialmente o ramal de Alagoa Grande, com grandes exportações de algodão e sisal, além de tirar cuturalmente e socialmente este benefício que por tantos anos tem marcado a vida dos habitantes de tantas cidades e lugarejos pelo Nordeste afora. Marcas que sujam nossa história.
Matérias Históricas do Jornal Diário da Borborema Sobre a Construção do Ramal Campina Grande - Patos em 1958
Olá Pessoal amante da ferrovia em nosso Estado. Desta vez trago aqui matérias e fotos históricas sobre a conclusão do ramal Campina Grande - Patos mostradas no antigo jornal Diário da Borborema de janeiro de 1958, época da conclusão das obras. O jornal traz detalhadamente os fatos ocorridos durante aquele mês de 58, época glamourosa da ferrovia no Estado. No sentido Oeste-Leste a empresa RVC (Rede de Viação Cearense), concluía o ramal da Paraíba. Já no sentido Leste-Oeste, a incumbência construtiva era da empresa Camillo Collier, parceira da RFN, sendo a estação de Espinharas o encontro dos trilhos naquele ano. Confira abaixo as matérias junto com fotos históricas desta importante construção, que uniu a Paraíba com o resto do Nordeste.
Croqui da ligação Campina - Patos.
Ferrovia Campina - Patos em 1957
Estação e ponte sobre o Rio Soledade em Soledade
Ponte sangradouro sobre o riacho da Barra.
Matéria do jornal Diário da Borborema com o tema "Cinco Estados Unidos Pelos Trilhos da Maior Via Ferroviária do Nordeste" de 22-01-1958.
Matéria do Diário da Borborema sobre "A Contribuição Militar ao Desbravamento do Sertão Nordestino" de 28-01-1958.
Matéria do Diário da Borborema sobre a entrega do trecho Provisório Patos-Juazeirinho em 8-02-1958.
Matéria do Diário da Borborema sobre a entrega do trecho Patos-Juazeirinho em 11-02-1958.
Matéria do Diário da Borborema sobre a solicitação de Permanência do Terceiro Batalhão Ferroviario em Campina Grande em 22-01-1958
Matéria do Diário da Borborema com o título "Nasce uma Nova Civilização Onde Passam as Linhas do DNEF de 21-01-1958.
Trecho de Grande Corte da Ferrovia Campina - Patos
Trecho entre Patos - Barra dos Oitis no Sertão Paraibano.
Estação Nova de Campina Grande construída em 1957.
terça-feira, 20 de março de 2012
Imagens de Satélite do Google Earth. Parte 3.
Veja abaixo mais uma vez imagens tiradas do Google Earth de estações, pontes, entre outras construções da engenharia ferroviária via satélite. Confira abaixo:
Campina Grande (estação nova)
Campina Grande (estação velha)
Galante
Pombal
Ponte Vermelha - Pombal
Ponte sobre o Rio Piranhas - Sousa/Aparecida
Ponte sobre o Rio do Peixe - São João do Rio do Peixe
Sousa
São Domingos de Pombal
São João do Rio do Peixe
sexta-feira, 16 de março de 2012
quinta-feira, 15 de março de 2012
domingo, 11 de março de 2012
Museu Desembargador Cananéia - Bananeiras
Olá pessoal mais uma vez, estou aqui lhe enviando várias fotos que fiz na visita no Museu Desembargador Cananéia em Bananeiras no dia 7 de março do corrente ano. O Museu fica no complexo tombado pleo IPHAN da Estação velha de Bananeiras, e se localiza na antiga residencia do agente da estação. Seus belos traços ecléticos lhe dão ar pitoresco as antigas peças do museu. Confira abaixo as fotos do museu: