sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cartão Postal - Estação da Great Western Parahyba - 1918

Olá amigos do HFPB. Trago uma bela imagem de um cartão postal que circulou no distante ano de 1918, a pitoresca imagem mostra a imemorial e bela estação ferroviária da Capital paraibana, João Pessoa, que se chamou na época de sua inauguração, Estação Ferroviária Conde D'Eu. Posteriormente quando a GWBR (Great Western of Brazil Railway Company) arrendou boa parte das ferrovias nordestinas esta passou a pertencer a esta importante companhia anglo-brasileira. 
Na época a capital se chamava "Parahyba" assim como o Estado. A velha estação foi construída em 1884 (de acordo com o livro Roteiro Sentimental de Uma Cidade, Walfredo Rodrigues, 2º edição, 1994). 
Em agosto de 1881 aconteceu a inauguração oficial do primeiro trecho construído na Paraíba. Esta pioneira viagem foi entre a capital "Parahyba" a Entroncamento (atual Paula Cavalcanti, município de Cruz do Espírito Santo). Infelizmente a velha e saudosa estação da Capital foi demolida na década de 1940. Foi substituída por uma estação com estilo moderno e com espaços mais amplos. Sendo inaugurada em 1942.
Infelizmente esta era a prática que acontecia com frequência na época, sem nenhuma preservação do patrimônio histórico.
A imagem do postal foi extraída do livro: As Ferrovias do Brasil nos Cartões Postais e Álbuns de Lembranças - João Emilio Gerodetti & Carlos Cornejo - 2005.

Velha estação da Capital "Parahyba" em 1918

Projeto da Estação de Esperança - Sketchup

Olá amigos do HFPB. Trago aqui uma super montagem feita por mim em 2015 para o amigo esperancense Rau Ferreira. Uma antiga planta me foi enviada por Rau do projeto da estação de Esperança. A estação de acordo com a referida planta seria uma das mais belas e bem divididas do Estado. Fiz a estação através do programa Sketchup.
A obra para a construção da ferrovia seria executada no início dos anos vinte, onde partiria da estação de Alagoa Grande, daí passaria por Alagoa Nova, onde ali se construiria o grande Túnel da Serra da Beatriz (o que seria o maior do Estado com quase 200 metros de extensão, inclusive obras já tinha sido iniciada), Esperança, Pocinhos, seguindo até o Sertão de encontro até o Estado do Ceará, encontrando com a linha da RVC (Rede de Viação Cearense), que estava construído o ramal até Patos
Este ramal se chamaria de "Ramal de Penetração" e seria construído pelo antigo IFOCS ("Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas"). O projeto estava em execução entre 1921 e 1922, com algumas obras de engenharia efetuadas, como abertura de cortes e aterros. Porém, com o corte de verbas destinadas as obras ferroviárias em todo o Brasil pelo Governo Federal as obras do ramal de Penetração foram interrompidas a partir do ano de 1923, por decreto do então Presidente da República, Arthur Bernardes
Anos mais tarde no final da década de 1940, o projeto foi retomado. O ramal partindo desta vez não de Alagoa Grande, mas sim de Campina Grande, que seria inaugurada em grandiosa solenidade, contando com a presença do então Presidente da República Juscelino Kubitschek. Depois de muitos anos de espera, finalmente os estados da Paraíba-Ceará-Pernambuco e Rio Grande do Norte, foram de certa forma integrados através da ferrovia. 
Confira abaixo as imagens feitas pelo Sketchup do projeto da estação de Esperança: