Olá amigos do HFPB. Trago aqui uma super reportagem que foi publicada pelo célebre jornal Diário de Pernambuco em 6 de outubro de 1907, com o título "O Ramal de Campina Grande".
A referida reportagem que cobriu grande parte de uma folha inteira do mesmo, traz em detalhes a viagem inaugural do "Ramal Itabaiana- Campina Grande" que era aberta oficialmente em 2 de outubro de 1907. O repórter correspondente para fazer a histórica e importantíssima matéria trouxe grandes detalhes da viagem que segundo o mesmo foi "enfadonha" e "demorada", já que a viagem saiu de Itabaiana no início da tarde e chegou ao seu destino, ou seja, Campina Grande por volta de 8:30 da noite.
De acordo com o correspondente no momento da saída de Itabaiana: ..."Marcava o relogio da Estação de Itabayanna 3 horas e 10 minutos da tarde, quando, a um dignal do chefe do trem o sr. Abílio Wanderley, partíamos, isto, com um atrazo de 40 minutos, pois a saída se marcava, segundo o horário para 2 e 20 minutos.
O trem saia vencendo o triangulo que se encontra para galgar grande volta traçada. A estrada, a principio entrecortada de curvas, obrigava o comboio à marcha lenta, quasi sem velocidade, dando tempo ao passageiro curioso melhor observar o caminho: aqui linda paisagem que somente é própria das regiões do matto"...
...A locomotiva vencia sempre aos poucos kilometros, deixando a descobri-los os quadros mais lindos que se podem imaginar...
Passando horas e todas as estações percorridas no percurso e todos os encalços da viagem, até o medo de uma ataque do famoso cangaceiro Antonio Silvino, que prometera sabotar a viagem, o trem finalmente chegava a Campina Grande: "É difficil descrever o que foi a parada do comboio nessa estação.
A hora adeantada em que chegamos, 8 e 30 minutos da noite, com atrazo de três horas approximadas o cansaço da enfadonha viagem não nos permitiam endagar ante aquella inacalculável multidão...Foi esse ponto principal de Campina Grande - milhares de pessoas se encontravam na gare para vêr o trem pela vez primeira ali chegava".
Confira essa e outros fatos da histórica reportagem do jornal Diário de Pernambuco:
Reportagem do Diário de Pernambuco
Para melhor os internautas entenderem o que está escrito, posto em pedaços a referida reportagem, abaixo: