segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Estação de São Domingos - Lembranças de uma Época

Olá amigos do super blog HFPB. Trago aqui históricas fotografias da imemorial estação de São Domingos no sertão do estado. 
As históricas imagens foram extraídas no blog do Professor de História, Tarcivan Monteiro, natural de São Domingos.  
Quando a estação de Sousa foi entregue oficialmente em 13 de maio de 1926 o "Ramal da Paraíba" iniciado pela Rede de Viação Cearense (RVC) em 1920 ficou parado por oito anos sem que os trilhos pudessem avançar sertão a dentro, como era o projeto da extinta "Inspectoria Federal de Obras Contra a Secca" (IFOCS) do Governo Federal na época. O projeto na época chamava-se "Ramal de Penetração", ou seja, ligar a "Parahyba" com o Ceará.
Este grande projeto consistia em unir Fortaleza, capital cearense, com os demais grandes centros centros comerciais nordestinos, como é o caso de Campina Grande, João Pessoa, Recife, entre outros. 
Porém com o Decreto Lei de número 20.538 de 21 de outubro de 1931, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, autorizou a construção de Estradas de Ferro por , por conta do crédito aberto pelo citado decreto; considerando que o mesmo dispositivo determinava que as construções das estradas de ferro ficassem a cargo da "Inspectoria Federal de Estradas". 
O engenheiro responsável pelo prolongamento até Pombal era o Sr. Luciano Martins Veras que tinha a incumbência de prosseguir o projeto interrompido durante o Governo de Arthur Bernardes na década de 1920. 
Os trabalhos foram intensos já que o trecho de Sousa até Pombal tem aproximadamente 57 km de distância. No trecho além da estação de Pombal, foram construídas as pequenas estações de Acauã (Aparecida) e São Domingos
Os trabalhos terminaram em tempo recorde e já em 24 de outubro de 1932 a estação de Acauã, São Domingos, assim como a de Pombal foram inauguradas oficialmente. 
Em 1958 finalmente ocorreu o tão sonhado ligamento ferroviário entre o Ceará e a Paraíba, tão sonhado no passado mas concretizado mais de trinta anos depois de iniciadas as obras.
Infelizmente na década de 1990 o prédio da estação foi completamente demolido sem nenhum respeito pelo patrimônio histórico que fez surgir o então povoado de São Domingos, cidade de São Domingos desde 29 de abril de 1994. Resta apenas a velha plataforma de embarque e desembarque como prova que ali existiu uma estação ferroviária. 
Esse é o respeito que os governos deste país tiveram com a ferrovia ao longo de décadas.   


A imemorial Estação de São Domingos há muitos anos.

A estação de São Domingos nos anos oitenta.

Situação atual. Apenas restou a velha plataforma, infelizmente não sobrou nada da estação. Foto de Tarcivan Monteiro, abril de 2017.





Revista Manaíra - Chegada do Trem em Puxinanã - Junho 1951

Olá amigos da HFPB. Trago aqui a capa de uma célebre revista que circulava em Campina Grande há muito tempo atrás. Trata-se da imemorial revista campinense Manaíra, que teve sua primeira tiragem em 1945 e durou até a década de cinquenta. 
A revista em sua edição de número 66 de junho de 1951, trazia na capa uma ilustração da inauguração oficial do trecho ferroviário entre Campina Grande - Puxinanã, trecho este inaugurado em 4 de abril daquele ano. A estação local chamava-se "Floripes Coutinho", em homenagem ao grande chefe político da região falecido em 1934. Puxinanã na época era Distrito de Campina Grande, passando a pertencer ao município de Pocinhos em 1953, quando este conseguiu sua emancipação de Campina Grande. Puxinanã enfim, conseguiu sua emancipação política em dezembro de 1961.
Na ocasião diversas autoridades locais e estaduais assim como grande massa popular fizeram parte dos festejos.
As obras de prolongamento foram encarregadas pela empresa construtora pernambucana Camilo Collier Ltda., tinha como objetivo unir via férrea a capital com o sertão, ou seja, os grandes centros como João Pessoa, Campina Grande e Recife-PE com o estado do Ceará até a Capital, Fortaleza. Era a conhecida ferrovia Campina Grande - Patos.
O trecho foi inaugurado oficialmente em fevereiro de 1958 com grande festa que contava com a presença do então Presidente da República Juscelino Kubitschek em um palanque armado sobre a linha férrea no pátio da estação nova em Campina Grande.  

Capa da revista com ilustração da inauguração da estação de Puxinanã. Junho, 1951.

Matéria da revista sobre a Chegada do Trem em Puxinanã

Imagem histórica da revista Manaíra no dia da inauguração do trecho Campina Grande - Puxinanã em 4 de abril de 1951.