sábado, 18 de setembro de 2021

Raridade - Estação de Condado Na Década de 1950

Olá amigos do HFPB. Dando sequencia a série de estações sertanejas, recentemente fui gentilmente agraciado por incríveis fotografias da saudosa estação de Condado pelo pesquisador Francisco de Assis Pereira de Araújo. Imagens estas muito provavelmente da década de 1950. Estas maravilhosas fotografias pertencem ao precioso acervo de Sr. José Valdo de Oliveira, de Condado.  
A estação localizava no sítio Jenipapo, próximo a área urbana. Segundo informações do próprio Francisco, a estação foi demolida há anos, restando apenas a base da plataforma, além caixa d'água de concreto armado. Os pontilhões próximos ao local aonde existiu a estação, estão em bom estado de conservação, apesar do tempo e ausência de manutenções periódicas. 
Localizada no trecho entre Pombal e Patos, a estação segue a linha arquitetônica das estações pequenas da Rede de Viação Cearense (RVC) existentes em várias localidades no Sertão paraibano e cearense. 
A partir de março de 1957, todo o trecho entre Itabaiana até Sousa, fora incorporado a recém criada Rede Ferroviária Federal (RFFSA), sendo este trecho conhecido como "Ramal de Campina Grande", sendo a então Rede Ferroviária do Nordeste (RFN) uma subsidiária desta nova estatal. 
O ramal foi oficialmente inaugurado no dia 19 de abril de 1944, quando o trecho Pombal - Patos foi finalmente inaugurado, pondo fim ao "isolamento" via férrea da "Morada do Sol", ou seja, Patos. Porém, segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960, a estação de Condado foi construída anos depois, ou seja, inaugurada no dia 15 de março de 1956.
Por cerca de 24 anos, a estação de Condado serviu a comunidade local exclusivamente com o transporte de trens de passageiros até por volta de 1980, quando os trens de passageiros deixaram de trafegar entre Paraíba e Ceará. Esta decisão de suprimir o transporte de passageiros, causou uma lacuna enorme entre os habitantes locais, já que o transporte de trens de passageiros era a maneira mais fácil de locomoção até grandes centros como Campina Grande, João Pessoa, Fortaleza e Recife, por exemplo. 
Com tudo isso, estação local não teve a importância devida como ponto de parada, apenas trens de cargas trafegavam, não mais parando na gare da estação, sendo posteriormente abandonada e lamentavelmente demolida. 
Os trens de cargas por sua vez, trafegaram até início da década de 2010, posteriormente a linha entre Paraíba e Ceará foi fechada, e encontrasse em completo e total abandono, com muitos trilhos furtados em diversos pontos do ramal.
Restaram apenas a saudade e memória daqueles que viveram os tempos áureos quando os "gigantes de aço" faziam parada em Condado.

Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, Vol.5, 1960 


A saudosa estação de Condado na década de 1950, provavelmente. Fonte: Acervo de José Valdo de Oliveira

Esplanada da estação de Condado com pontilhão, depósito, caixa d'água e estação. Fonte: Acervo de José Valdo de Oliveira

Mapa do município de Malta na década de 1950, ainda com o então distrito de Condado. Este só viria a se emancipar em 18 de dezembro de 1961. Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, Vol.5, 1960 

Localidade da antiga estação de Condado, ampliado do mapa anterior do final dos anos 1950. Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, Vol.5, 1960