terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estação de Galante

Olá amigos do EFPB. A estação de Galante foi inaugurada oficialmente em 2 de outubro de 1907 pela GWBR (Great Western of Brazil Railway) como parte integrante do Ramal Itabaiana - Campina Grande. O distrito de Galante foi contemplado com este benefício. Na época de sua construção era apenas uma fazenda, chamada Galante
Este ramal entre Itabaiana e Campina Grande possibilitou a ligação desta estação até a capital do estado, facilitando o escoamento de seu principal produto, o algodão. A estação de Galante, que a partir de 1912 passou a ser chamada de Álvaro Machado até a década de 1940, retomando sua antiga toponímia está desativada desde 1997, pela CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste). 
Durante as festas juninas no município, ocorre o famoso passeio junino "trem do forró". Esta atração consiste em trens de passageiros saindo da "Estação Velha" Campina Grande (atual Museu do Algodão) até o referido Distrito, em um trecho de 21 km. O atrativo máximo desta viagem sempre animada por trios de forró, atraindo um grande número de turistas para o incrível passeio. 
O prédio da estação está em parte hoje descaracterizado, no final da década de 1970 recebeu ampliações em sua estrutura. O conjunto compreende aproximadamente 440 m² de área coberta abriga bilheteria, residência do agente, caixa d’água e galpão para abrigar equipamentos e operários responsáveis pela manutenção da linha, cozinha e banheiros/vestiários. A estação está localizada em um belíssimo mirante, permitindo os visitantes  contemplarem a maravilhosa paisagem do Planalto da Borborema, destacando o Açude José Rodrigues e a Serra do Bodopitá, onde se encontra em seu cume a "Pedra de Santo Antônio", ponto de visitação e romarias durante os períodos juninos. 

Estação de Galante em 2003. Autor desconhecido.

Estação de Galante em 2003. Autor desconhecido.

Estação de Galante em 2003. Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário