quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Estação de Reis


A estação de Reis foi inaugurada em 7 de setembro de 1883 pela Conde D'Eu Railway Company Limited. Localiza-se na divisa entre os municíos de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo.
Próxima a diversas usinas da região, como a Santa Rita, a São João, a Usina Santana e a Santa Helena, era uma das estações de embarque dos materiais que iam para elas ou que seguiam delas para outras regiões (açúcar e álcool).
Nos anos vinte uma grande cheia inundou grande parte da ferrovia, uma ponte metálica que localizava-se na região de Reis foi totalmente submersa, o que dificultou bastante o trafego ferroviário pelo ramal, impedindo que produtos vindos do interior chegasse a Capital.
O prédio da estação está ainda de pé e totalmente abandonado. Segue a linha arquitetônica de várias estações do estado do final do século XIX. Os trens da CBTU que saem de Cabedelo não chegam até a estação de Reis, embora esta esteja no ramal. O prédio foi desativado há muitos anos sem uma data precisa, pela RFFSA.
(Fontes: Jônatas Rodrigues, 05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958; Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886).

Nenhum comentário:

Postar um comentário