sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Rede Ferroviária do Nordeste - RFN

Olá amigos do EFPB. Hoje em mais uma super postagem trago a vocês um resumo de uma das mais importantes companhias ferroviárias nordestinas, me refiro a Rede Ferroviária do Nordeste, ou simplesmente, RFN
A RFN foi criada com o fim da Great Western of Brazil Railway (GWBR) no ano de 1951. Esta companhia agregou as linhas da antiga GWBR. 
Foi durante a jurisdição da RFN que uma das obras mais impactantes da história ferroviária do Nordeste foi realizada, tratava-se do prolongamento ferroviário entre Campina Grande a cidade sertaneja de Patos
O ramal de ligação teve início na década de 1920, uma obra encarregada pelo antigo IFOCS (Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas), e tinha como objetivo a construção de açudes, rodovias, poços artesianos e prolongamento ferroviário. Porém, os trilhos que tinham como objetivo unir o Ramal Ceará - Paraíba com o Ramal de Penetração, este último partindo de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, se encontrando com Patos. nunca foi concretizado, por motivos lógicos. O trecho que cortaria o estado "descartaria" a praça de Campina Grande, sufocando o comércio desta em um revanchismo inexplicável. Mas também pelo corte de verbas destinado a este ramal. Apenas o ramal sertanejo seria construído, chagando a Patos somente em 1944, depois de inúmeras paralisações. 
A construtora pernambucana Camillo Collier S/A, contratada para o serviço, se encarregaria na construção do trecho partindo de Campina Grande, cabendo a a Rede de Viação Cearense (RVC) construir o trecho a partir de Patos. As construções iniciaram em 1950, com o primeiro trecho inaugurado em 4 de abril de 1951, até o então Distrito de Puxinanã
Enfim, no dia 8 de fevereiro de 1958, o ramal estava sendo festivamente inaugurado. Foi uma das obras mais importantes já realizadas, tanto na Paraíba, como em todo o Nordeste. Este uniu via férrea os Estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
No ano de 1957 foi criada a Rede Ferroviária Nacional (RFFSA) mediante autorização da Lei nº 3.115, de 16 de março de 1957 sendo a RFN uma das formadoras desta companhia estatal. A RFN foi uma seccional regional durante este período, até sua erradicação total em 1975.
foi durante o período da RFN adquiriu no início da década de 1950, uma das maiores locomotivas a vapor presente no Brasil. Tratava-se de uma locomotiva do tipo 'Garrat', com a configuração de rodas 4-8-2+2-8-4, construída em 1952 pela empresa alemã Henschel & Sohn. Incorporadas no início de 1954 num total de seis locomotivas. foram as maiores e mais potentes locomotivas a vapor que já rodaram em trilhos nacionais. Basicamente tinha como função o transporte de cargas.
Também, foi durante a gestão da RFN que foram incorporados as primeiras máquinas movidas a energia diesel-elétricas, a exemplo de três locomotivas construídas pela Indústria Reunidas Ferro & Aço Ltda (IRFA) em 1952. Foram adquiridas também treze locomotivas fabricadas pela The English Electric Co em 1954 (ainda hoje resta um exemplar exposto no Museu do Trem em Recife). 

Logomarca da RFN


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