A Ponte do Pintado, foi construída no início da década de 1930, pela Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas (IFOCS), antigo nome do DNOCS, sendo administrada posteriormente pela RVC (Rede de Viação Cearense).
A ponte localiza-se sobre o Rio Piranhas, na divisa dos municípios de Sousa e Aparecida, no local chamado Pintado, no Sertão paraibano.
A ponte segue o padrão de construções da época, feitos a partir de ferro fundido, apoiados por grandes ombreiras e pilares de pedra e concreto armado, tendo 62 metros de comprimento e aproximadamente 5 metros de altura.
Trata-se de uma importante obra d’arte de parte integrante do prolongamento ferroviário entre Sousa a Pombal, inaugurada oficialmente em 24 de outubro de 1932.
O prolongamento consistia em unir via férrea, os Estados do Ceará e Paraíba, obra esta iniciada em 1920 e concluída apenas em 8 de fevereiro de 1958, quando finalmente esta união foi definitivamente concluída.
Como todas as obras d’artes, assim como a linha, estações, entre outras, estão completamente abandonadas desde o início da década de 2010.
Foto de Paulo Abrantes em 2009 da Ponte do Pintado
Nenhum comentário:
Postar um comentário