sábado, 12 de março de 2016

Imagens Históricas do Prolongamento Borborema a Bananeiras

Olá Amigos do HFPB. Trago fotos raras que colhi recentemente na net da imemorial Revista intitulada "Illustração Brasileira" do prolongamento ferroviário de Borborema a Bananeiras da edição de setembro de 1922.
Enfim depois de anos parada deste que estacionou na estação da Vila de Camucá (Borborema) em 1913, nenhum trecho do ramal da "Estrada de Ferro Independência - Picuhy" foi adiante em direção a este município seridoense por corte de verbas no orçamento na época.
Quando o Presidente paraibano Epitácio Pessoa assumiu o cargo em 1919 instituiu o plano de implantação e prolongamento de diversas ferrovias país afora. A população brejeira respirou aliviada quando os primeiros trabalhadores chegaram e começaram a mover e abrir "montanhas" cortando-as em locais perigosos e ingrimes.
Não foi fácil transpor estas perigosas serras. Os trabalhos de prolongamento foram iniciados em março de 1920, e seguiram com uma grande rapidez nos trabalhos. Mas, o maior desafio foi transpor a Serra da Viração, localizada a 1,5 km da cidade de Bananeiras. Era precisa "perfurar" a serra afim dos trilhos passarem por ela. Desafio que o então "Presidente do Estado da Parahyba", o Sr. Solón de Lucena, encarou como "pessoal".
Ele dissera uma certa vez "O trem chegará a Bananeiras nem que seja por debaixo da terra". A tecnologia anglo-brasileira possibilitou esta "profecia" do ex-governador.
Mas não foi fácil transpor aquele colosso. Muitos trabalhavam arduamente para que o benefício do transporte ferroviário "repousasse" na bela cidade brejeira, seguindo adiante nas regiões da caatinga curimatauzeira e seridoense, que já imaginavam a "Serpente de ferro" apitar em suas terras. Muitos destes trabalhadores perderam a batalha para a pávida montanha e seus caprichos, como desmoronamento em épocas chuvosas, por exemplo. Mas muitos deles, enfim, "passaram por debaixo da terra", como Solón de Lucena profetizara anos antes. 
No dia 25 de novembro de 1923 depois de árdua luta de mais de dois anos de trabalho enfim a primeira locomotiva "passou por debaixo da terra", ou seja, atravessou o Túnel da Serra da Viração e chegou a gare da estação de Bananeiras em grande festa realizada pelos bananeirenses.  
A feliz revista da época nos presenteou com as gratas e belas fotografias de vários pontos do trecho construído entre Borborema e Bananeiras. Confira abaixo as fotos do ano de 1922:

Aspecto panorâmico de Bananeiras em 1922

Aterro e corte no Km 288 

Aterro e corte no Km 289 

Construção da estação de Bananeiras e seu armazém

Construção da boca norte do Túnel da Serra da Viração

Construção da boca sul do Túnel da Serra da Viração

Corte na rocha e trecho lastrado no prolongamento Borborema-Bananeiras

Corte na rocha e trecho lastrado

Corte na rocha no Km 286

Corte no prolongamento Borborema-Bananeiras

Construção da estação do sítio Manitu

Construção do pontilhão sobre o Riacho Camucá, próximo a Borborema






2 comentários:

  1. Muito honrrado em ler e ver essas belas fotos.moro na cidade de pirpirituba onde a estrada de ferro passou.sou muito fã e adimirador desse ramal.parabens pelo belo trabalho de resgatar essas belas fotos.conheco quase todo esse trajetoda ferrovia.gostaria se possivel se voce puder me enviar i link dessa revista illustração brasileira dessa data gostaria de ver mais informscoes sobre a ferrovia.se puder fico grato.meu email emival4.1s@hotmail.com

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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