Olá amigos do HFPB. Em visita na última sexta-feira a cidade de Alagoa Grande não poderia de registrar o que foi um dia a estação local. Infelizmente o estado que encontrei assim como as visitas anteriores ao mesmo local em 2009 e 2013 o estado é deplorável.
É realmente muito triste voltar a estação e constatar que pouca ou quase nada foi feito para sua restauração, já que existe um projeto de transformar o espaço no Museu Histórico de Alagoa Grande. Estação esta que um dia foi o centro nervoso da localidade, transformando a cidade e o município de Alagoa Grande pra sempre.
A história desta estação começa há 119 anos. Após o contrato
celebrado em 22 de janeiro de 1900 entre o Governo Federal e a companhia inglesa The Conde D’Eu Railway Company para a construção
do prolongamento ferroviário entre as localidades de Mulungu até Alagoa Grande, a
mesma companhia submeteu à consideração do Ministério de Viação e Obras
Públicas o orçamento das despesas a fazer com as obras. O orçamento foi
aprovado pelo Decreto n.3856, de 15 de dezembro de 1900 foi de 521:00$000,
segundo consta do original para as obras de construção.
Todo este progresso
chegando a cidade se deve fundamentalmente a um homem, tratava-se do Deputado
Federal patoense radicado em Alagoa Grande Apolônio
Zenaide Peregrino de Albuquerque Montenegro, na época era chefe
político local. Apolônio Zenaide
tinha uma grande reivindicação junto ao governo federal: trazer em sua terra a
estrada de ferro. Através de muita luta, enfim o referido deputado junto ao Governo conseguiu enfim trazer a ferrovia a Alagoa Grande.
O dia tão esperado
chegou, 1 de julho de 1901, a locomotiva denominada “Alagoa Grande” chegava “bufando”
na cidade local para a admiração de todos os presentes neste dia
histórico. Realmente foram tempos gloriosos. A partir de então um verdadeiro
surto de crescimento nos âmbitos social, cultural e econômico “apitava” na terra da “Lagoa do Paó”. Na primeira metade do
século XX muitos serviços nas mais variados tipos chegou à Alagoa Grande nunca antes experimentado. Sendo este um dos
municípios mais prósperos de toda a Paraíba
durante décadas. A estação seria concluída apenas no ano seguinte, em 1902.
A estação de Alagoa Grande foi a
segunda na Paraíba a possuir um andar superior a ser construída primeira foi a estação Conde D’Eu em João Pessoa que tinha dois pavimentos, porém esta foi demolida no início da década de 1940 para a construção de outra em estilo moderno .
Seguia a linha simples de volumetria com ampla cobertura de sua plataforma, a
fim de atender melhor os transeuntes.
Porém, para a
tristeza de todos em novembro de 1966 o tráfego ferroviário entre Mulungu e Alagoa Grande
foi interrompido por ordem do Governo Federal, na época o Ministro de Viação era Juarez
Távora.
Esta decisão equivocada deixou em segundo plano as ferrovias deste
país, o qual proporcionava meios de transportes mais baratos do que as rodovias
que estava sendo priorizadas. A estação caiu em desuso e esquecimento.
É tombada pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba) desde 2002.
Encontra-se atualmente
em estado como encontramos de total abandono. Até parte da obra foi iniciada de restauração como podemos ver no andar inferior, mas as verbas foram cortadas na esperança de algum dia seja totalmente restaurada servindo do tão sonhado Museu Histórico do Município de Alagoa Grande.
Estado atual da antes vibrante estação de Alagoa Grande
Plataforma larga de 5 metros de largura afim de melhor atender aos passageiros
Podemos observar ainda o velho dístico como sinal de resistência ao tempo
A outrora vibrante estação de Alagoa Grande. Pode-se observar que as autoridades locais ainda iniciaram a obra de restauração no andar inferior, mas infelizmente foram interrompidas
Alto grau de deterioração
Parte ainda visível do "meio-fio" da plataforma em concreto e pedra
Neste colégio um dia foi o antigo armazém da estação local
Lado oposto da estação
Podemos observar o alto grau de deterioração
Lateral onde observamos as janelas e o antigo dístico
No passado nesta rua existia os trilhos que chegavam a cidade vindos de Mulungu
A última viagem do trem a Alagoa Grande em imagem registrada em novembro de 1966
A estação na década de 1970 já desativada e sem a cobertura da plataforma
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns ao proprietário da Página pelo primoroso trabalho de catalogação/registro das estações ferroviárias da Paraíba.
ResponderExcluirA restauração da antiga Estação Ferroviária de Alagoa Grande foi iniciada neste ano de 2024 pela Prefeitura Municipal.