Olá amigos do HFPB. Em mais uma postagem no nosso super blog trago hoje a trágica história do grave acidente ocorrido no dia 04 de janeiro de 1952 com o trem prefixo PN.1, que conduzia uma composição de passageiros com destino a Natal no Rio Grande do Norte.
O acidente aconteceu a 2,5 km da estação de Itamataí, sentido Sertãozinho, as 14:30 horas, quando a composição que seguia em direção ao Rio Grande do Norte descarrilou na altura do Sítio Passassunga, divisa entre os municípios de Araçagi e Pirpirituba, (o local do acidente fica 500 metros após a Ponte de Passassunga, retratada em postagens anteriores).
A locomotiva que conduzia a composição era do tipo "mogul" 2-6-0 construída pela North British Locomotive Company de 1904, número de série 230. Esta locomotiva foi convertida para queimar óleo combustível em vez de lenha ou carvão.
Segundo relatos da época a composição era conduzida pelo maquinista com alcunha de "Boneco" (infelizmente sem maiores detalhes sobre seu verdadeiro nome).
O amigo e ciclista pirpiritubense Emival G. Barros me contou que seu pai quando criança foi visitar o local da tragédia e disse que as vítimas do sinistro teriam sido o maquinista e o foguista, ambos gravemente feridos. Ele e o foguista tentaram até o fim parar a máquina tombada.
Dois passageiros também ficaram feridos no descarrilamento, porém, sem gravidades. Essa história também é relatado por moradores mais antigos da região.
Dois passageiros também ficaram feridos no descarrilamento, porém, sem gravidades. Essa história também é relatado por moradores mais antigos da região.
Este acidente foi noticiado na época pelo renomado jornal Diário de Pernambuco de 05 de janeiro de 1952, que em suas páginas noticiou com o seguinte título: "Horrível descarrilamento do trem de Natal". Porém o autor cometeu um erro grande, ele mencionou que a estação de Itamataí se localizaria no Rio Grande do Norte, mas existe apenas uma estação com este nome localizada aqui na Paraíba, município de Guarabira. Talvez o autor tenha se confundido já que o comboio seguia transito partindo do entreposto ferroviário de Itamataí (contado em postagens anteriores) até Natal no Rio Grande do Norte.
Infelizmente no jornal não nos traz informações posteriores ao acidente, mas no local se encontra uma cruz de ferro em uma base de tijolos e cimento simples confirmando que ali faleceu o maquinista deste terrível descarrilamento. O maquinista "Boneco", como era conhecido o condutor da composição, não resistiu aos graves ferimentos, devido as fortes queimaduras sofridas pelo mesmo.
Emival no mês de janeiro do corrente ano esteve no local do acidente e gentilmente me enviou imagens da "Cruz do Maquinista", nome este batizado por mim, porém não tenho conhecimento se este local era conhecido dessa forma.
Confira abaixo as imagens da referida cruz:
A "Cruz do Maquinista". Foto: Emival G. Barros.
A "Cruz do Maquinista". Foto: Emival G. Barros.
Local do sinistro em 04 de janeiro de 1952. Foto: Emival G. Barros.
Local do acidente marcado no círculo amarelo. Fonte: Google Earth.
Parabéns por mais uma valiosa contribuição à história, fruto de sua primorosa pesquisa à luz dos fatos.
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