terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estação de Ingá

Olá amigos do EFPB. Trago mais uma super postagem. A estação de Ingá e um pouco de sua história. A estação de Ingá foi inaugurada oficialmente em 2 de outubro de 1907 pela GWBR (Great Western), no trecho Itabaiana Campina Grande
O município de Ingá foi uma importante região produtora e exportadora de algodão. Isso possibilitou o escoamento pelo ramal do produto até as grandes praças comerciais do Brasil e exterior. O Ramal Itabaiana - Campina Grande foi um dos maiores escoadores do chamado "Ouro Branco" de todo o Mundo por décadas.
Existia no passado um armazém onde estes produtos eram armazenados, porém demolido há décadas. Este se encontrava defronte a estação.
Na estação foram encontrados um relógio antigo do início do século XX, e uma balança de pesar algodão também do início do século XX. A estação foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artistico do Estado da Paraíba (IPHAEP), em 2001. Possui volumetria singela arrematada por coberta aparente em telha cerâmica canal em duas águas, com cumeeira central disposta no sentido longitudinal do edifício.
A construção compreende 91 m² de área coberta abrigando bilheteria, residência do agente e um depósito, além de uma “casinha” – banheiro separado com 2.3 m². O comprimento total da plataforma é de 15 metros. 
A estação fica localizada a 2 Km do centro da urbe e  7 Km da mundialmente famosa "Pedra do Ingá" , ou "Itacoatiaras do Ingá". Sítio arqueológico situado ao lado do Rio Ingá e apresenta inscrições rupestres em petróglifos em um paredão rochoso com mais de 10 metros de extensão. Lamentavelmente o prédio se encontra abandonado. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário