Olá amigos do EFPB. A estação de Itabaiana foi inaugurada em 5 de janeiro de 1901 pela GWBR (Great Western of Brazil Railway) do prolongamento Timbaúba a Pilar, iniciados em 1900, da Estrada de Ferro Recife - Limoeiro.
Itabaiana por décadas foi um importantíssimo entreposto férreo na divisa com o vizinho estado de Pernambuco. Em 2 de outubro de 1907, com a inauguração do Ramal Itabaiana - Campina Grande a cidade ganhou importância notória com as constantes baldeações realizadas em Triângulo. O tráfego era realmente impressionante, tanto de trens de cargas, quanto de trens de passageiros.
Foi construído em Triângulo um grande complexo com oficinas de locomotivas, vila ferroviária, caixa d'água, depósitos, escritório, estação, entre outros.
Realmente eram tempos áureos do transporte ferroviário na Paraíba. Mas isto tudo mudou a partir da década de 1970 quando os trens de passageiros foram interrompidos, restando apenas os trens de cargas.
Atualmente o tráfego é pífio, com trens esporádicos trafegando no trecho Campina Grande - Recife. O tráfego entre Cabedelo e Itabaiana é mínimo, ou quase nulo. A decadência ferroviária aportou de vez no Estado.
A velha estação de 1901 atualmente está fechada e parte dela destinada a Serralharia Nossa Senhora de Aparecida. Tombada pelo IPHAEP desde 2002.
Estação em 1959 aguardando a chegada de uma composição de passageiros.
Locomotiva North British do tipo Mogul 258 chegando a gare da estação em 1958.
A estação na atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário