Foto de família en frente a antiga estação nos anos sessenta.
A estação de Sertãozinho foi inaugurada em 1 de janeiro de 1904. Era na época uma pequena povoação à margem da linha férrea Guarabira-Nova Cruz. A cidade foi fundada pela ferrovia. Existe ali uma capela do Coração de Jesus, cuja imagem foi oferta da esposa do engenheiro Bochum, que trabalhou na construção da ferrovia. A estação foi oficialmente desativada em 9/7/1979 pela RFFSA.
Na estação de Sertãozinho era o local que embarcava e desembarcava os viajantes do trem passageiro, chamado “Bacurau”, denominado assim pelos passageiros porque passava as 4h00min da madrugada vindo de Nova Cruz até Recife e só retornava a tarde. Os viajantes que não moravam em Sertãozinho, se deslocavam, a pé ou a cavalo, de suas localidades: Lagoa de Baixo, Guabiraba, São José, Carapuça, Gravatá de Piabas, Mascate, Boa Ventura e outros sítios até Sertãozinho.
A estação foi destruída na década de 80, do século passado, pelos próprios moradores por entenderem que desativada não tinha nem um valor para a cidade. A estação de Sertãozinho era semelhante as estações do ramal, ou seja, semelhante a estação de Duas Estradas e Caiçara.
Foi graças a rede ferroviária que Sertãozinho tinha a facilidade de exportar seus produtos para as feiras das cidades circunvizinhas.
Fontes: http://governojovemsertaozinho.blogspot.com/2011/04/sertaozinho-minha-terra-minha-historia.html www.estacoesferroviarias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário