A Ponte do Rio do Peixe localiza-se no município de Aparecida, Sertão paraibano, vizinho ao município de Sousa. Sendo ela localizada nas proximidades da histórica Fazenda Acauã.
A referida ponte fica próxima à antiga estação Acauã (demolida há anos) e tem sua história ligada diretamente com esta fazenda, uma das mais importantes e antigas de todo o Sertão nordestino.
Foi construída pelo IFOCS no início da década de 1930, no prolongamento da linha férrea entre Sousa a Pombal, sendo esta inaugurada em 24 de outubro de 1932. Sendo administrada pela RVC (Rede de Viação Cearense).
A ponte segue os padrões de construção da época, feita de metal fundido, apoiados por ombreiras de pedra e cimento, tem apenas um vão com 15 metros e comprimento e cerca de 4 metros de altura.
A estação além do transporte de mercadorias da fazenda e da região, também era destinada ao transporte de passageiros, onde foi construída uma casa do chefe da estação e caixa d'água para o abastecimento das locomotivas a vapor.
Infelizmente com o fim do tráfego de passageiros pelo interior paraibano em 1980, a estação foi demolida sem houver nenhum respeito com a memória ferroviária local. Um verdadeiro crime contra o patrimônio histórico. Em 2013, o último trem de carga passou pela região sem a menor perspectiva de volta.
Foto de Paulo Abrantes em 2009 da Ponte do Rio do Peixe em Aparecida
Nenhum comentário:
Postar um comentário