sexta-feira, 3 de março de 2017

Diário da Borborema - 14 de Maio de 1967 - Da "Maria Fumaça" Poética a Locomotiva de Carga Fechada

Olá amigos do HFPB. Trago aqui uma célebre reportagem do imemorial jornal campinense Diário da Borborema de 14 de maio de 1967. A histórica reportagem tinha como título "Da maria fumaça poética a locomotiva de carga fechada". O referido título consiste do advento de locomotivas a base de óleo diesel, deixando uma era baseada em locomotivas movidas a força do vapor de suas caldeiras no passado.
A então Rede Ferroviária do Nordeste (RFN) nos últimos anos (anos sessenta) por uma série de inovações, dentre delas, a aquisição de inúmeras locomotivas movidas a óleo diesel, especialmente vinda dos Estados Unidos. Assim como ocorreu em diversas partes do mundo, no Brasil e no Nordeste não deveria ser diferente. Até o início dos anos setenta 100% das locomotivas que circulavam na Paraíba eram à óleo diesel.  
A era das locomotivas a vapor e seu romancismo ficara em tempos gloriosos, onde seu estridente apito trazia nas estações onde parava a esperança de muitos. As locomotivas à diesel não tem o mesmo "glamour" das velhas "marias fumaças", porém as ferrovias devem a estas novas "gigantes de aço" sua sobrevivência. Na época da reportagem restava apenas uma locomotiva a vapor circulando pelos trilhos em Campina Grande e estações adjacentes.
Mas as velhas locomotivas a vapor jamais deixarão o imaginário público de tempos onde poesia e fumaça se misturavam em um enredo majestoso. 

Bela reportagem do Diário da Borborema sobre a transição de locomotivas movidas a vapor para movidas a diesel. 

Última locomotiva a vapor "Maria Fumaça" a circular pelos trilhos de Campina Grande.

2 comentários:

  1. Que tristeza vê o estado de abandono dessas instalações. É um verdadeiro patrimônio histórico, como se deixa chegar a esse estado? As autoridades não fazem nada? Eles não tem respeito à história do nosso país mesmo....

    ResponderExcluir