sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Obras D'Artes - Ponte Metálica do Rio Bananeiras - Pirpirituba/Araçagi

Olá amigos do HFPB. Em visita ontem, quinta-feira, ao município de Guarabira partindo das ruínas da antiga estação de Itamataí, segui adiante em direção a Ponte do Rio Bananeiras, localizada no Sítio Passassunga. Constatei a pouco tempo que esta ponte localiza-se nas divisas dos municípios de Pirpirituba e Araçagi, no Brejo Paraibano.
Como mencionado anteriormente, parti da estação de Itamataí em direção a referida ponte, são aproximadamente 2,2 Km de distância entre a estação e a ponte. 
A ponte foi parte integrante do então prolongamento ferroviário entre as cidades de Nova Cruz, no Rio Grande do Norte e a então Independência, antigo nome de Guarabira.  
De acordo com o Decreto Lei de n° 4.111 de 31 de julho de 1901, ficou obrigada a companhia Great Western of Brazil Railway (GWBR) construir e concluir o prolongamento entre Independência a Nova Cruz pela importância na época do custo de 170.00 libras em títulos de 4%. Os trabalhos foram iniciados no dia 15 de julho de 1902, sendo concluído no final de 1903. O ramal foi inaugurado no dia 1 de janeiro de 1904 e finalmente ambos os estados estavam ligados pela ferrovia, com um trecho total de 50 km entre ambas as cidades.   
De acordo com o relatório do Governo Federal de Viação e Obras Públicas de 1904, foram construídas no ramal ao todo cinco pontes, dentre delas a ponte com “dous vãos de 18 metros”.  No total, a ponte tem de 34 metros de comprimento e uma altura aproximada de 5 metros. Ponte construída com metal resistente provindos da Inglaterra.
Segundo outro relatório, este de 1905, o serviço de tráfego realizado durante o ano de sua inauguração foram feitas por 15 locomotivas tendo percorrido um total de 109.986 Km, realizados em trens mistos, de cargas e especiais.
Voltando a caminhada realizado ontem, o estado da ponte é de total e completo abandono. A vegetação tomou conta da maior parte da estrutura, sendo esta quase imperceptível aos transeuntes do local. Apenas parte de sua cabeceira norte (sentido Sertãozinho-Itamataí) ainda é visível, como atesta a imagem abaixo. 
Como todo o trecho ferroviário do interior paraibano foi desativado gradativamente nos últimos vinte anos, esta ponte junto com o ramal não seria diferente. O último registro que se tem notícia de tráfego neste trecho aconteceu em 2000, em seguida o ramal foi totalmente desativado se encontrando hoje em um triste e absoluto abandono. Um verdadeiro erro por parte de órgãos governamentais brasileiros.
Um dia, quem sabe, o "aventureiro" que estiver disposto a conhecer esta "encoberta" ponte, verificará em sua estrutura metálica norte logo na cabeceira o pequeno, porém texto de minha autoria contando um pouco de sua história. 

Vegetação cobrindo a maior parte da ponte

Trecho do Rio Bananeiras e a ponte quase que encoberta pela vegetação

Cabeceira norte (sentido Sertãozinho-Itamataí) ainda visível 

Cabeceira norte ainda visível

Por baixo da ponte, observa-se a superestrutura metálica

Grande base de pedra, construída a mais de 116 anos, ainda intacta

No alto da cabeceira norte

Extremidade da cabeceira norte

Local onde escolhi em "colar" o texto informativo

Texto informativo sobre um pouco da história da ponte

Treliça da ponte

Observa-se o grande número de rebites na estrutura metálica

Parte da estrutura enferrujada

Cabeceira sul (sentido Itamataí-Sertãozinho) totalmente encoberta pela vegetação. Tornando-se praticamente intransponível seu acesso

Parte visível da cabeceira sul


Um comentário:

  1. Parabéns pelo empenho em nos apresentar parte da história ferroviária do nosso estado

    ResponderExcluir