Olá amigos do HFPB. Hoje trago uma imagem interessante e ao mesmo tempo rara da construção da estação sertaneja de Malta, no início da década de 1940.
A referida imagem foi fornecida gentilmente pelo pesquisador ferroviário cearense Carlos Camocim, e a mesma faz parte dos registros fotográficos da antiga da companhia RVC (Rede de Viação Cearense) do qual a estação de Malta pertencia. A estação local estava praticamente concluída, restando apenas alguns detalhes, como a inclusão de portas e janelas, cobertura da plataforma, além dos trilhos.
Seu projeto remete ao início da década de 1920, quando teve início da conhecida Estrada de Ferro Ceará - Parahyba, obra iniciada em 1921 e apenas concluída mais de vinte anos depois, com a conclusão do prolongamento até Patos.
O primeiro trem de passageiros passou pela estação de Malta com destino a Patos no dia 26 de janeiro de 1944, provindo do Ceará. Porém, sua inauguração oficial ocorreu apenas no dia 19 de abril do mesmo ano, sendo esta festivamente celebrada.
Construída entre 1942 e 1944, o ramal de prolongamento entre Pombal e Patos seria a última etapa de unir via férrea os Estados do Ceará e Paraíba, e consequentemente os demais estados nordestinos contemplados pela companhia férrea, caso de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. A inauguração oficial do ramal ligando duas das maiores capitais da região, aconteceu no dia 8 de fevereiro de 1958 dia de grande festa para todo o Estado.
A estação de Malta, assim como outras da época, foram construídas no estilo arquitetônico vigente na época, o Art Decó.
As imagens foram extraídas no site Google Maps, e mostram a estação habitada por alguma família da localidade. Estas imagens foram feitas na cidade por volta de 2014, acredito que atualmente a estação esteja bem mais deteriorada, sem nenhuma expectativa de retorno da linha férrea no interior paraibano. Fato muito lamentável.
Construção da estação de Malta no início da década de 1940.
Imagem capturada no site Google Maps, mostrando a estação totalmente deteriorada, porém servindo de moradia a uma família, por volta de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário