quinta-feira, 31 de março de 2016

Revista TUDO - "A Chegada do Trem em Campina Grande" - 26 - 08 - 1990

Olá amigos do HFPB. Trago a primeira postagem após a remodelação do nosso querido blog. Trata-se de uma reportagem da extinta e imemorial revista campinense pertencente ao saudoso jornal Diário da Borborema chamada Tudo. Esta matéria feita pelo grande pesquisador Ronaldo Dinoá do dia 26 de agosto de 1990, trazia o seguinte título; "A Chegada do Trem em Campina Grande".
A reportagem trás os principais acontecimentos para a implantação da mais moderna forma de transporte terrestre da época na "Rainha da Borborema", o trem.
Através de muita luta para trazer este grande benefício de seu político máximo na época, o então Prefeito, Christiano Lauritzen, enfim, depois de mais de 10 anos de decepções e alegrias, o sonho foi concretizado em grande festa realizada na estação ferroviária no dia 2 de outubro de 1907.  Era a inauguração oficial do Ramal Itabaiana - Campina Grande. Esta reportagem trás muitos detalhes desta grandiosa conquista. 
Confira abaixo a reportagem da revista Tudo: 




quarta-feira, 30 de março de 2016

Mudamos de Nome - Agora é: HISTÓRIA FERROVIÁRIA PARAIBANA

Olá amigos amantes da ferrovia. Como havia prometido ontem, nesta quarta feira 30 de março de 2016, mudamos oficialmente de nome, painel e a criação de uma logomarca que acompanhará as postagens aqui.
Agora chamaremos HISTÓRIA FERROVIÁRIA PARAIBANA. Nome este que abrange melhor a história da ferrovia no Estado da Paraíba, e não apenas "Estações Ferroviária da Paraíba", que enfocaria somente as velhas estações localizadas em diversos pontos do território paraibano. Também o endereço do blog mudou, não confunda agora é: http://historiaferroviariaparaibana.blogspot.com. 
Confira agora um novo painel e sua novíssima logomarca:  

Novíssimo painel.

Logomarca criada, antes inexistente.


terça-feira, 29 de março de 2016

Blog ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DA PARAÍBA mudará de nome.

Olá pessoal do blog EFPB. A partir desta quarta feira dia 30 de março, o nosso blog ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DA PARAÍBA mudará de nome. 
Passará a se chamar HISTÓRIA FERROVIÁRIA PARAIBANA. Além da criação de uma logomarca que caracterizará nosso painel e diversas postagens.
Esta mudança se deu pelo fato que não são apenas as estações são retratadas neste blog. Não podemos esquecer de pontes, túneis, linhas, complexos, vilas ferroviárias, cortes, história e fatos entre outros. Tudo 
Foi pensando neste requisito que tomei a decisão de mudar para melhor adaptar ao contexto do blog.
Agradecemos aos amigos que sempre visitam nosso blog que agora terá uma nova fase. 

sábado, 12 de março de 2016

Túnel da Serra da Samambaia - Borborema

Olá amigos do HFPB. Depois de muita espera finalmente conheci o famoso Túnel da Serra da Samambaia, encravado na referida serra e construído para o prolongamento da "Estrada de Ferro Independência-Picuhy" entre 1911 e 1913, quando a estação do povoado de Boa Vista (depois Camucá, depois Borborema) foi inaugurada em 24 de novembro de 1913
O referido túnel que sua principal particularidade é em curva (provavelmente um desvio proposital já que há indícios que seria reto). O interessante é que apenas uma das chamadas "bocas" do túnel foi devidamente revestida (sentido Cacimbas-Borborema), a outra extremidade ("boca", sentido Borborema - Cacimbas) está em estado bruto sem nenhum revestimento.   
O referido túnel está localizado a cerca de 2,5 Km da cidade de Borborema, na belíssima Microrregião do Brejo Paraibano. Na ocasião foram nesta trilha a amiga e historiadora borboremense Albanisa Assunção e seu filho caçula Gustavo na manhã do dia 6 de maio de 2014. 
Local de rara beleza que atrai visitantes de várias partes do Estado e visinhos. Confira abaixo:

 Túnel da Serra da Viração (Sentido Borborema - Cacimbas)







 Túnel da Serra da Viração (Sentido Cacimbas - Borborema)










Albanisa Assunção, Gustavo e eu, na expedição ao túnel no dia 6 de maio de 2014.







Imagens Históricas do Prolongamento Borborema a Bananeiras

Olá Amigos do HFPB. Trago fotos raras que colhi recentemente na net da imemorial Revista intitulada "Illustração Brasileira" do prolongamento ferroviário de Borborema a Bananeiras da edição de setembro de 1922.
Enfim depois de anos parada deste que estacionou na estação da Vila de Camucá (Borborema) em 1913, nenhum trecho do ramal da "Estrada de Ferro Independência - Picuhy" foi adiante em direção a este município seridoense por corte de verbas no orçamento na época.
Quando o Presidente paraibano Epitácio Pessoa assumiu o cargo em 1919 instituiu o plano de implantação e prolongamento de diversas ferrovias país afora. A população brejeira respirou aliviada quando os primeiros trabalhadores chegaram e começaram a mover e abrir "montanhas" cortando-as em locais perigosos e ingrimes.
Não foi fácil transpor estas perigosas serras. Os trabalhos de prolongamento foram iniciados em março de 1920, e seguiram com uma grande rapidez nos trabalhos. Mas, o maior desafio foi transpor a Serra da Viração, localizada a 1,5 km da cidade de Bananeiras. Era precisa "perfurar" a serra afim dos trilhos passarem por ela. Desafio que o então "Presidente do Estado da Parahyba", o Sr. Solón de Lucena, encarou como "pessoal".
Ele dissera uma certa vez "O trem chegará a Bananeiras nem que seja por debaixo da terra". A tecnologia anglo-brasileira possibilitou esta "profecia" do ex-governador.
Mas não foi fácil transpor aquele colosso. Muitos trabalhavam arduamente para que o benefício do transporte ferroviário "repousasse" na bela cidade brejeira, seguindo adiante nas regiões da caatinga curimatauzeira e seridoense, que já imaginavam a "Serpente de ferro" apitar em suas terras. Muitos destes trabalhadores perderam a batalha para a pávida montanha e seus caprichos, como desmoronamento em épocas chuvosas, por exemplo. Mas muitos deles, enfim, "passaram por debaixo da terra", como Solón de Lucena profetizara anos antes. 
No dia 25 de novembro de 1923 depois de árdua luta de mais de dois anos de trabalho enfim a primeira locomotiva "passou por debaixo da terra", ou seja, atravessou o Túnel da Serra da Viração e chegou a gare da estação de Bananeiras em grande festa realizada pelos bananeirenses.  
A feliz revista da época nos presenteou com as gratas e belas fotografias de vários pontos do trecho construído entre Borborema e Bananeiras. Confira abaixo as fotos do ano de 1922:

Aspecto panorâmico de Bananeiras em 1922

Aterro e corte no Km 288 

Aterro e corte no Km 289 

Construção da estação de Bananeiras e seu armazém

Construção da boca norte do Túnel da Serra da Viração

Construção da boca sul do Túnel da Serra da Viração

Corte na rocha e trecho lastrado no prolongamento Borborema-Bananeiras

Corte na rocha e trecho lastrado

Corte na rocha no Km 286

Corte no prolongamento Borborema-Bananeiras

Construção da estação do sítio Manitu

Construção do pontilhão sobre o Riacho Camucá, próximo a Borborema






Visita ao Túnel da Serra da Viração - Bananeiras

Olá amigos do HFPB, depois de muito tempo ausente trago uma nova postagem para vocês. Em visita a cidade de Bananeiras no dia 2 de março último, não poderia deixar de visitar novamente o famoso Túnel da Serra da Viração. 
Aproveitando o momento de inspiração, fiz algumas pesquisas técnicas no referido túnel, que estão abaixo, confira:

  • Comprimento total: 120 metros aproximadamente
  • Largura da "boca" norte: 3,85 metros. 
  • Largura da "boca" sul: 3,95 metros.
  • Boca do túnel: 5,50 (aprox.) de altura.
O referido túnel foi construído entre final de 1921 e meados de 1923 pelo IFOCS
Depois de muitos percalços na sua construção e conclusão, com o risco eminente de paralisação definitiva da obra, enfim, no dia 25 de novembro de 1923 a primeira locomotiva realizava a primeira travessia do mesmo em direção a estação local já concluída. 
A linha originalmente se chamaria"Estrada de Ferro Independência - Picuhy", porém como o trecho jamais foi concluído e os trilhos chegando apenas a Bananeiras, o ramal ficou conhecido como Ramal de Bananeiras.
Por decreto do Governo Federal do então Presidente Artur Bernardes cortou todas as verbas de construção de obras do IFOCS (Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas), sendo a estrada de ferro chegando apanas Bananeiras.
Infelizmente todo o tráfego do Ramal de Bananeiras foi desativado  em 1966 e consequentemente todo o material de trilhos, dormentes e estrutura das pontes e pontilhões existentes foram removidos para nunca mais voltarem por ordem do Governo Federal da época.
Atualmente o Túnel da Serra da Viração é uma grande atração turística do município de Bananeiras, onde são realizados festividades especialmente no período junino. 
O visitante pode atravessá-lo sem nenhum problema, atravessando-o, apenas imaginando que ali circulava há mais de 50 anos atrás o som estridente das possantes máquina sobre trilhos.  

Aspecto do túnel atualmente





"Boca" norte

Interior do túnel


"Boca" sul