Olá amigos do HFPB. Em mais uma postagem da série comemorativa do septuagésimo aniversário de inauguração do primeiro trecho do prolongamento Campina Grande - Patos em 4 de abril de 1951 entre Campina Grande e o então Distrito de Puxinanã, deixo aqui informações e imagens de um pontilhão localizado no Sítio Antas, sobre o Rio Bodocongó, aproximadamente 4 km da antiga estação local.
Obra realizada em 1950 pela Empresa Construtora Camillo Coller S/A, trata-se de um pontilhão construído em concreto armado e base de pedra, com 4,90 metros de comprimento, aproximadamente 6,50 metros de altura e 3,56 metros de largura.
Obra bem construída, mesmo com todo o abandono que o ramal do interior paraibano passa pelos últimos 10 anos, ainda tem bom estado de conservação. No trecho entre as localidades mencionadas, foram construídas dois destes pontilhões, um no Bairro do Araxá em Campina Grande e este do Sítio Antas com características similares e uma pequena ponte nas proximidades do Sítio Lagoa do Teteu, também no município de Puxinanã.
Visita realizada em 5 de março do corrente ano entre as ruínas da antiga estação de Puxinanã até este pontilhão. Confira abaixo imagens desta obra durável:
O pontilhão do Sítio Antas sobre o Rio Cruzeiro
Mais uma aspecto do pontilhão
A grande ombreira de um dos lados do pontilhão com 6,50 metros de altura
Aspecto do bom trabalho emprega pela Empresa Construtora Camillo Collier S/A na sua construção
Base de pedra firmando o trabalho sólido do pontilhão
Um dos lados do pontilhão