quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Estação de Areia de Baraúna




 Estação de Areia de Baraúna em 1957

A estação de Areia de Baraúna foi inaugurada em 1957 na linha aberta nesse ano ligando Patos a Campina Grande. A companhia responsável pela sua construção foi a Camillo Collier Ltda, que foi uma das responsáveis pela construção de estações, pontes, aterros, bueiros, entre outros.
Areia de Baraúna na época era distrito de Patos, depois passou para o município de Passagem e em 29 de Abril de 1994, conseguiu a sua emancipação política. Pertence à região do Sertão Paraibano e na microrregião de Patos. Pertence ao município de mesmo nome. A estação segue a linha das demais construídas no ramal, em estilo Art D'ecó, sob base de pedras e construída a partir de concreto armado, e linhas arquitetônicas retangulares. A estação de Areia de Baraúnas foi desativada oficialmente em 1997 pela RFFSA, embora ainda hoje trafegue trens de carga pelo ramal, quase que diariamente.

(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Jonatas Rodrigues, 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário