quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Estação de Pombal


A estação de Pombal foi inaugurada em 24 de outubro de 932 pela Rede de Viação Cearense, como ponta de linha do primeiro prolongamento do ramal da Paraíba. Em 1958, a Rede Ferroviária do Nordeste terminou e entregou a ligação ferroviária entre as estações de Patos, então já a ponta de linha no ramal da Paraíba desde 1944, e Campina Grande e a RFFSA, já controlando as duas linhas, incorporou não só o trecho Patos-Campina Grande como também o trecho Souza-Patos, onde se encontrava a estação de Pombal, à rede da RFN. "Falem-me de Pombal! Digam-me das suas ruas antigas. Da feira aos sábados com os cordelistas do Pavão Misterioso e Lampião no inferno. Falem-me do banho no rio, do violão de Bideca, da cachaça gostosa, do futebol nos bancos de areia e da bolacha peteca na padaria de seu Napoleão. (...) E o tempo passando por nós. Falem-me do grupo João da Mata, O bloco de sujos batendo lata pelas ruas de Pombal. Digam que ainda escuto o apito do trem Asa Branca chegando numa estação com seus passageiros apressados que não se reconhecem mais. Alguém, fale-me de Pombal!" (Pombal em Saudades, Jerdivan Nóbrega de Araújo, João Pessoa, PB). A estação de Pombal está tombada pelo IPHAEP da Paraíba.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Jonatas Rodrigues, 2007; Alberto Martins da Matta, 2005; www.marcoslacerda.hpg.ig.com.br; Pombal em Saudades, Jerdivan Nóbrega de Araújo; Expedição Terra da Gente, Paraíba, 2007).

Um comentário:

  1. Trabalho muito bom. Como faz falta ao Brasil pessoas com tua capacidade de pesquisa e divulgação.
    Parabéns

    ResponderExcluir