sexta-feira, 24 de março de 2017

Histórico da "Estrada de Ferro Independencia - Picuhy"

Olá amigos do HFPB. Trago aqui um resumo da construção da imemorial "Estrada de Ferro Independência - Picuhy". 

Histórico e Início das Obras

A muito tempo, desde a segunda metade do século XIX, pretendia-se construir um trecho ferroviário até os confins do Seridó paraibano, mais precisamente na região de Picuí, afim de explorar melhor seus potencial mineral, que despontava em seu território. Como afirmava o Engenheiro de Minas o Dr. Retumba, que fez pesquisas na região para a futura implantação de uma ferrovia de integração do território paraibano.
Porém os trabalhos de prolongamento do ramal tiveram início no ano de 1909, e tinha como objetivo alcançar os trilhos até a então vila de Picuhy (Picuí), no Seridó Paraibano Oriental. A ferrovia se chamaria "Estrada de Ferro Independencia - Picuhy".
Em 20 de dezembro de 1910 ocorreu a inauguração do primeiro trecho da ferrovia, saindo da estação de Itamataí (concluída em 1911) até a parada do Km - 10 (parada Sítio Grossos), localizado no atual município de Pirpirituba, Brejo Paraibano. As obras prosseguiram adentrando escarpas de montanhas entre o trecho até chegar na Serra da Samambaia. Neste trecho foi construído o famoso Túnel da Serra da Samambaia, o primeiro túnel ferroviário construído na Paraíba (este túnel faz uma curva) . O Túnel da Samambaia foi construído entre 1911 e 1913 e tem aproximadamente 80 metros de comprimento.
Em 24 de novembro de 1913 foram entregues o trecho até a estação da povoação de Boa Vista (Camucá e depois Borborema) já em território bananeirense. No mesmo dia foram inauguradas também a estação de Cacimbas (entre Pirpirituba e Borborema, destinada a provisão de mantimentos) e o Túnel da Serra da Samambaia. No trecho foram construídos inúmeros cortes e aterros sempre escarpando as serras em uma das mais belas vistas de todo o trecho.

Primeira Paralisação e Retomada das Obras

Depois da inauguração da estação de Borborema em 1913 as obras foram paralisadas devido a cortes no orçamento. Somente a partir de 1920, com algumas alterações do projeto original, foram autorizadas o prolongamento do trecho paralisado em Borborema pelo então Presidente da República, o Sr. Epitácio Pessoa. As obras foram iniciadas imediatamente e deveria prosseguir até Picuí.

De acordo com o Diário Oficial da União (DOU) de 30 de Janeiro de 1920, que transcrevo da seguinte maneira: 
O ministro de Estado da Viação o Obras publicas, em nome do Presidente
) da Republica
obra:
Resolve nomear o engenheiro João Botinas para exercer o cargo de engenheiro-chefe da nommisslo constructora do ramal ferre° de independencia.a Picuhy, no Estado • da Para-, ayba do Norte, com os vencimentos que lhe coma pearem.
• Rio de Janeiro, 26 do- janeiro de 1920.
O expediente de 28 de janeiro de 1920 trazia o seguinte:
Sr. inspector federal das Estradas: •
Passo ás vossaa mãos; para VOSSO 'conhecimento, a inclusa cópia da portaria de 26 do corrente mez, mandando applicar, na construcção do ramal ferreo de independenaia. a Picuhy, no Estado da Parahyba, as iestruações regulamentares e tabelas de vencimentos approvada,s por portarias do 13 de outubro e 2 de dezembro do armo findo...

A partir de 1921 teve início da perfuração do grande Túnel da Serra da Viração, praticamente as portas de Bananeiras. Porém com a elevada carga de chuvas no ano de 1922 e os inúmeros acidentes ocorridos por deslizamentos as obras se atrasaram por todo o ano. A estação de Bananeiras já estava praticamente pronta em 1922, só esperando a total perfuração do túnel e a colocação dos trilhos. Também no trecho foi construída no sítio Manitu uma pequena estação com casa de agente e um armazém.

"O Trem Chegará a Bananeiras Nem Que Seja Por Debaixo da Terra" - Dia da Inauguração

No dia histórico dia de 22 de outubro de 1922 ocorreu a inauguração do trecho entre a estação de Borborema até a chamada "Bocca do Tunel", ou seja, uma parada improvisada na entrada do Túnel da Serra da Viração que estava sendo perfurado.
A data de 22 de outubro escolhida para os festejos, refere-se ao 2º ano de governo do maior incentivador do projeto do trem chegar a Bananeiras, o então "Presidente do Estado da "Parahyba" o Sr. Solón Barbosa de Lucena, filho da terra que inúmeros esforços empreendeu pra ver o sonho do trem um dia chegar ao sua terra natal.
O Sr. Solón Lucena, disse certa vez que "O trem chegará a Bananeiras nem que seja por debaixo da terra", e assim foi feito e esta frase ficou imortalizada. Além dos festejos de inauguração do trecho, ocorreu uma partida futebolística envolvendo as equipes do Bananeiras Football Club e o Borborema Sport Club, ocorrida em Bananeiras no mesmo dia. Também foram oferecidas uma grande janta para as autoridades e participantes da partida histórica.
Destaca-se também o dinamismo do Engenheiro Chefe da "Commissão de Obras Contra as Seccas" em Bananeiras o Dr. Marques de Azevedo, grande responsável pela realização dos trabalhos de prolongamento do ramal. Segunda a revista Era Nova de 24 de dezembro de 1922: "...sendo um dos seus promotores procipuos o engenheiro Marques de Azevedo, chefe da Commissão de Obras Contra as Sêccas, naquella florescente cidade serrana, em cujo cargo vem se revelando um funccionario modelar e com notoria capacidade e efficiente inteligencia.

Obras Suspensas

Mas o sonho do prolongamento da obra foi interrompido no final de 1922, com um Decreto Federal do recém empossado Presidente da República Arthur Bernardes que suspendia todas as obras em andamento no País e isto incluía a "Estrada de Ferro Independencia - Picuhy", que fora paralisada por completo.
Sabendo disso o Dr. Solón de Lucena entendeu-se com o Presidente Arthur Bernardes e este atendeu de imediato o pedido de retomada imediata da perfuração do túnel e sua conclusão até Bananeiras. E então as obras continuara devido ao empenho direto do Dr. Solón de Lucena.
Finalmente o túnel fora perfurado, como relata o jornal A União de 27 de julho de 1923, que trazia, entre outras, a notícia de que a perfuração do túnel em Bananeiras já havia sido concluída e que o então Presidente do Estado, Solón de Lucena, recebera a agradável notícia. Porém, no dia 25 de novembro de 1923 ocorreu mais um fato histórico, a primeira locomotiva atravessava o Túnel da Serra da Viração. Fato este também muito comemorado pela população local, que fez lotar a bela estação de Bananeiras para ver finalmente o "gigante de aço soltando fumaça pelas ventas".

Desativação Definitiva do Ramal

Porém, o plano original era avançar com o prolongamento da linha até Picuí, passando pelos atuais municípios de Solânea, Barra de Santa Rosa, Jacu (distrito pertencente a Cuité) e finalmente chegar a importantíssima região do Seridó Paraibano Oriental, em Picuí e seu rico minério que despontava em suas terras. Porém as obras com havia sido mencionado anteriormente foram paralisados, com os trilhos indo até Bananeiras.
O ramal foi suprimido em 1966, por ordem de Decreto do Governo Federal que extinguia ferrovias que não fossem de relevância econômicas e que seriam altamente deficitárias.

O Trecho Atualmente

Infelizmente através do Decreto Federal de 1966, o velho Ramal de Bananeiras foi totalmente desativado e seus trilhos ao longo dos anos retirados, muitos deles para virar ferro velho e seus dormentes usados para alimentar caldeiras de engenhos da região. Resta apenas as estruturas físicas como as estações do ramal que foram 6 estações e 2 paradas confirmadas, localizadas no município de Pirpirituba, e os dois túneis do ramal além de estruturas menores como bueiros, aterros, base de pontes e pontilhões, e inúmeros cortes nas serras.

As Estações

A bela estação de Bananeiras e seu armazém tornaram-se no Hotel e Restaurante Estação. A estação de Pirpirituba fora totalmente descaracterizada e transformou-se em Fórum Municipal, seus velho armazém é atualmente uma Capela Católica. A estação de Cacimbas está abandonada e fechada. A estação de Manitu em estado deplorável, serve de depósito de frutas da região, sua casa de agente é uma residência particular e o antigo armazém serve também assim como em Pirpirituba, de capela católica para a comunidade local. A antiga estação de Borborema é a atual Secretaria de Educação, e parte de seu armazém é o Museu Municipal, contando um pouco da história do município e também sede suas dependências para a Secretaria de Administração e Assistência Social. A pequena estação de Itamataí (antigo ponto de partida do ramal), está completamente abandonada e em ruínas, apenas suas paredes estão de pé e os ferros da cobertura da plataforma, sem portas, janelas e telhado. Até o antigo dístico da estação foi arrancado. Seu estado atual é deplorável.

Local para Trilhas e Aventuras

Inúmeros aventureiros fazem trilhas no antigo trecho ferroviário, contemplando a bela paisagem que outrora foi rasgada pelos trilhos. Entre as principais atrações locais estão o Túnel da Serra da Viração, o Túnel da Serra da Samambaia e os cortes na rocha no trecho entre Borborema e a estação de Cacimbas.
Recentemente os pirpiritubenses Emival Galiza Barros e Adriano Oliveira, encontraram no trecho onde passava a linha férrea próximo ao Açude Senador Humberto Lucena, no município de Pirpirituba, antigos dormentes da velha linha. Esses dormentes foram colocados no trecho por volta de 1911.
Também ambos já encontraram alguns materiais provenientes da mesma ferrovia ao longo dos tempos, como restos de pregos de dormentes, postes de linha telegráfica, entre outros.

Painel da Comunidade do facebook "Estrada de Ferro Independência - Picuhy"

A estação de Bananeiras no ano de sua abertura oficial em 1925


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