segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Revista Manaíra - Chegada do Trem em Puxinanã - Junho 1951

Olá amigos da HFPB. Trago aqui a capa de uma célebre revista que circulava em Campina Grande há muito tempo atrás. Trata-se da imemorial revista campinense Manaíra, que teve sua primeira tiragem em 1945 e durou até a década de cinquenta. 
A revista em sua edição de número 66 de junho de 1951, trazia na capa uma ilustração da inauguração oficial do trecho ferroviário entre Campina Grande - Puxinanã, trecho este inaugurado em 4 de abril daquele ano. A estação local chamava-se "Floripes Coutinho", em homenagem ao grande chefe político da região falecido em 1934. Puxinanã na época era Distrito de Campina Grande, passando a pertencer ao município de Pocinhos em 1953, quando este conseguiu sua emancipação de Campina Grande. Puxinanã enfim, conseguiu sua emancipação política em dezembro de 1961.
Na ocasião diversas autoridades locais e estaduais assim como grande massa popular fizeram parte dos festejos.
As obras de prolongamento foram encarregadas pela empresa construtora pernambucana Camilo Collier Ltda., tinha como objetivo unir via férrea a capital com o sertão, ou seja, os grandes centros como João Pessoa, Campina Grande e Recife-PE com o estado do Ceará até a Capital, Fortaleza. Era a conhecida ferrovia Campina Grande - Patos.
O trecho foi inaugurado oficialmente em fevereiro de 1958 com grande festa que contava com a presença do então Presidente da República Juscelino Kubitschek em um palanque armado sobre a linha férrea no pátio da estação nova em Campina Grande.  

Capa da revista com ilustração da inauguração da estação de Puxinanã. Junho, 1951.

Matéria da revista sobre a Chegada do Trem em Puxinanã

Imagem histórica da revista Manaíra no dia da inauguração do trecho Campina Grande - Puxinanã em 4 de abril de 1951.



Nenhum comentário:

Postar um comentário