segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Locomotivas a Vapor das Usinas da Zona da Mata Paraibana

Olá amigo do super blog HFPB. Hoje trago importantes fotografias de velhas locomotivas a vapor estagnadas em usinas na Zona da Mata de nosso Estado.
Tais imagens foram feitas pelo cônsul inglês e amigo William "Eddie" Edmundson na década de 1994 a 2013. Eddie um grande pesquisador das ferrovias do Rio Grande do Norte a Alagoas (autor do grande livro: A GRETOESTE- A História da Rede Ferroviária Great Western of Brazil), registrou nas usinas de álcool, açúcar e têxtil destes estados as belas e na maioria "esquecidas" Marias Fumaças que um dia fizeram mover nossa economia sobre os trilhos de aço. 
Essas locomotivas pertenciam em sua maioria as usinas que produziam álcool e assucar da várzea do Rio Paraíba, que compreende os municípios de Mamanguape a Santa Rita, onde foram feito os registros fotográficos. Algumas destas locomotivas pertenciam a ferrovias particulares como é o caso da Usina Têxtil Rio Tinto (município de Rio Tinto), onde não havia ligação com a ferrovia principal.
Em um trabalho hercúleo Eddie me contou por uma rede social: "Passei muito tempo na semana passada escaneando as fotos que tenho de locomotivas a vapor que sobreviveram no Nordeste, num esforço para conhecer muitas usinas de cana, de Alagoas até RN, na década de 1990."
Nós que agradecemos Eddie pelo gigante esforço de registrar nosso passado, muitas vezes esquecido e desprezado, como podemos atestar na maioria das locomotivas abaixo:

O & K (Alemanha) 0-4-2T, #2. "Pirajuhy". Fábrica Têxtil Rio Tinto, Município de Rio Tinto. Abril de 2000. Foto: Eddie Edmundson. 

O & K (Alemanha) 0-4-2T, #2. "Pirajuhy". Fábrica Têxtil Rio Tinto, Município de Rio Tinto. Abril de 2000. Foto: Eddie Edmundson. 

O & K (Alemanha) 0-4-2T, #2. "Pirajuhy". Fábrica Têxtil Rio Tinto, Município de Rio Tinto. Abril de 2000. Foto: Eddie Edmundson. 

Sem maiores informações sobre esta locomotiva. Foto: Eddie Edmundson.

Sem maiores informações sobre esta locomotiva. Foto: Eddie Edmundson.

Jung (Alemanha) 0-6-0T, #11504, ano de 1951. "Linhares". Usina Monte Alegre, Mamanguape. 2013. Foto: Eddie Edmundson.

Jung (Alemanha) 0-6-0T, #11504, ano de 1951. "Linhares". Usina Monte Alegre, Mamanguape. 2013. Foto: Eddie Edmundson.

Jung (Alemanha) 0-6-0T, #11504, ano de 1951. "Linhares". Usina Monte Alegre, Mamanguape. 2013. Foto: Eddie Edmundson. 

Jung (Alemanha), 0-6-0T, #11504, ano de 1951. "Linhares". Usina Monte Alegre, Mamanguape. Agosto de 1994, antes da reforma. Foto: Eddie Edmundson. 

Jung (Alemanha), 0-6-0T, #11504, ano de 1951. "Linhares". Usina Monte Alegre, Mamanguape. Agosto de 1994, antes da reforma. Foto: Eddie Edmundson. 

Jung (Alemanha), 0-6-0T, #11504, ano de 1951. "Linhares". Usina Monte Alegre, Mamanguape. Agosto de 1994, antes da reforma. Foto: Eddie Edmundson. 

Henschel & Sohn (Alemanha), 0-4-0WT, #11142, ano de 1912. Usina Santa Rita, município de Santa Rita. 1995. Adquirida pelo Hotel Pousada Restaurante da Estação em novembro de 2017. Foto: Eddie Edmundson.

Henschel & Sohn (Alemanha), 0-4-0WT, #11142, ano de 1912. Usina Santa Rita, município de Santa Rita. 1995. Adquirida pelo Hotel Pousada Restaurante da Estação em novembro de 2017. Foto: Eddie Edmundson.

O & K (Alemanha), 0-6-2T, #11887, ano de 1929. "João Ribeiro - Usina Sant'Anna". Usina Santana, município de Santa Rita. Março de 1994.  Foto: Eddie Edmundson.

O & K (Alemanha), 0-6-2T, #11887, ano de 1929. "João Ribeiro - Usina Sant'Anna". Usina Santana, município de Santa Rita. Março de 1994.  Foto: Eddie Edmundson.

O & K (Alemanha), 0-6-2T, #11887, ano de 1929. "João Ribeiro - Usina Sant'Anna". Usina Santana, município de Santa Rita. Março de 1994.  Foto: Eddie Edmundson.

Locomotivas desgastadas na Usina São João em março de 1994. Foto: Eddie Edmundson.

Porter (EUA), 2-6-0 mogul, #4, #7999, ano de 1946. "Us. Patrocínio-Juí". Usina São João, município de Santa Rita. Março de 1994. Foto: Eddie Edmundson.

Porter (EUA), 2-8-0 consolidation, #5 ?, #8146, ano de 1948. "Parahyba". Usina São João, município de Santa Rita. Março de 1994. Foto: Eddie Edmundson.

Baldwin (EUA), 0-6-2T , #46824, ano provável de 1917. "Us.Sta. Helena". Usina São João, município de Santa Rita. Março de 1994. Foto: Eddie Edmundson.

Porter (EUA), 0-8-0ST #3, #7285, ano de 194o. "Santo Antônio". Usina São João, município de Santa Rita. Março de 1994. Foto: Eddie Edmundson.

W.G. Bagnall (Reino Unido), 0-4-0ST+T, #3, #1956?, provavelmente construída antes de 1945. "São joão". Usina São João, município de Santa Rita. Março de 1994. Foto: Eddie Edmundson.


2 comentários:

  1. estou querendo fazer um museu do trem em bananeiras como conseguir uma maria fumaça para recuperar e colocar no museu

    ResponderExcluir
  2. Qual a situação atual dessas locomotivas que estavam abandonadas no mato ? Foram cortadas ?

    ResponderExcluir