sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Estado Atual da Estação de Ingá

Olá amigos do HFPB. Trago aqui imagens cedidas gentilmente pelo amigo Alexandre Ferreira, historiador e escritor ingaense, ferrenho defensor da cultura e história do município de Ingá
Lamentavelmente as imagens não são nada satisfatórias. O absoluto e completo estado de abandono e depredação da velha estação é altamente revoltante. vândalos praticamente depredaram o local, afim de praticarem seus mais absurdos atos ilícitos como consumos de drogas e outros.
As imagens foram tiradas em março de 2017, mas segundo informações do mesmo, em janeiro de 2018, continua a mesma situação lamentável e absurda constatada.
Quando visitei a estação pela última vez em outubro de 2013, ela não estava nesta situação deplorável. O local era habitado por uma família, porém estes se retiraram. Mais de quatro anos depois podemos constatar o completo abandono em que se encontra a pujante estação de Ingá, inaugurada em 2 de outubro de 1907 como parte integrante do ramal que ligava Itabaiana a Campina Grande
Em matéria do jornal Diário de Pernambuco de 6 de outubro de 1907, traz todo o trajeto feito pelo repórter encaminhado em cobrir a viagem inaugural no dia 2 de outubro. Quando chegou a Ingá ele relatou da seguinte maneira:

INGÁ

Uma outra parada, estação da villa parahybana que lhe deu o nome.
Não podemos descrever a villa, atraz de uma pequena serra, à vanguarda da estação e a distancia de 2 kilometros.
Mesmo assim na passagem do trem avistámos o seu casario, destacando-se claramente um bonito cruzeiro.
Ainda o movimento das duas primeiras: grupos e mais grupos de pessôas em admiração ao trem.
Uma certa demora, tivemos, motivada pela pela descida de uma força federal, do 14° batalhão que para ali se dirigia, sob o comando do 2° tenente Francisco Barretto de Menezes.
Um cavalheiro, que nos disse chamar-se Joaquim Lima e ser 1° tabellião no Ingá, procurava nos fornecer algumas notas da cidade, mas o chefe da estação, o sr. Arcelino de Lima Pontes, dava o trem como prompto e ao apito do conductor, acenando da plata-forma a sua clássica bandeirinha azul, deixamos sua estação toda a procura do

GALANTE...

Infelizmente como constata o amigo Alexandre, não existe nenhum projeto de revitalização e restauração da estação por parte dos poderes públicos locais. Como frisa o mesmo:
"Infelizmente aqui é muito complicado Jônatas nesta questão de preservação do patrimônio histórico"
Desde a privatização das ferrovias brasileiras por parte do Governo Federal no final da década de 1990 nenhum benefício para as inúmeras estações tanto em Ingá quanto no restante do país foi feita. E o que parece esse descaso com nossa história e patrimônio ferroviário perdurá por muitos e muitos anos. 
Não existe um grande plano nacional de resgate das ferrovias e o que vimos são as situações cada vez mais lamentáveis de nossas rodovias. 
Um país que não preserva seu patrimônio histórico não merece ter futuro.

OBS: As imagens foram extraídas do blog do amigo Alexandre intitulado O Ingaense: http://www.oingaense.com.br/2017/03/estacao-ferroviaria-do-inga-as-glorias_11.html 

Veja abaixo as revoltantes imagens do total abandono que se encontra a outrora movimentada estação de Ingá. Absurdo e lamentável:










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