quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Parada de Gameleira - KM. 29 - Ramal Itabaiana - Campina Grande

Olá amigos do HFPB. Em mais uma super postagem trago uma espetacular imagem da antiga parada de Gameleira, distrito localizado no município de Mogeiro, na divisa com o município de Ingá, as margens da BR-408.  Situa-se no KM.29, da linha a partir de Itabaiana. Era conhecida como Parada KM.29.
Pertencia a linha Itabaiana - Campina Grande. Esta singela e pequena parada foi inaugurada em março de 1937. Sua única finalidade era de transportar passageiros das imediações do então povoado. O Distrito foi criado pela Lei Estadual n° 4.165 de 17 de julho de 1980.
A região se destacou por décadas no cultivo do algodão, onde seu produto era exportado para os rincões do Nordeste e restante do país.
O Distrito ainda conserva construções de casas e fazendas seculares que remetem a esta época de ouro, ou seja, o "Ouro Branco", como ficou conhecido o algodão.
A parada era simples, como podemos constatar na imagem abaixo, tinha plataforma de pedra com uma placa escrita P (parada), e cobertura simples de madeira um pouco afastada da plataforma. 
Em 23 de janeiro de 1924, ocorreu um grande descarrilamento nas proximidades de Gameleira de uma composição de passageiros, quando a mesma atropelou um gado bovino, felizmente não houve vítimas fatas, porém vários feridos.
Desativada muito provavelmente no final da década de 1970 quando o transporte de passageiros ferroviários deixou de circular pelo interior paraibano.
A imagem histórica de 1940 aproximadamente, foi cedida gentilmente pelo amigo e historiador ingaense Alexandre Ferreira, onde pode ser encontrada em seu livro; Ingá - Retalhos da História... Resquícios de Memórias, 2012

Parada de Gameleira em 1940. Autor desconhecido.


2 comentários: