terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Estado Atual da Estação de Alagoa Grande

Olá amigos do HFPB. Em visita na última sexta-feira a cidade de Alagoa Grande não poderia de registrar o que foi um dia a estação local. Infelizmente o estado que encontrei assim como as visitas anteriores ao mesmo local em 2009 e 2013 o estado é deplorável.   
É realmente muito triste voltar a estação e constatar que pouca ou quase nada foi feito para sua restauração, já que existe um projeto de transformar o espaço no Museu Histórico de Alagoa Grande. Estação esta que um dia foi o centro nervoso da localidade, transformando a cidade e o município de Alagoa Grande pra sempre.
A história desta estação começa há 119 anos. Após o contrato celebrado em 22 de janeiro de 1900 entre o Governo Federal e a companhia inglesa The Conde D’Eu Railway Company para a construção do prolongamento ferroviário entre as localidades de Mulungu até Alagoa Grande, a mesma companhia submeteu à consideração do Ministério de Viação e Obras Públicas o orçamento das despesas a fazer com as obras. O orçamento foi aprovado pelo Decreto n.3856, de 15 de dezembro de 1900 foi de 521:00$000, segundo consta do original para as obras de construção.
Todo este progresso chegando a cidade se deve fundamentalmente a um homem, tratava-se do Deputado Federal patoense radicado em Alagoa Grande Apolônio Zenaide Peregrino de Albuquerque Montenegro, na época era chefe político local. Apolônio Zenaide tinha uma grande reivindicação junto ao governo federal: trazer em sua terra a estrada de ferro. Através de muita luta, enfim o referido deputado junto ao Governo conseguiu enfim trazer a ferrovia a Alagoa Grande.
O dia tão esperado chegou, 1 de julho de 1901, a locomotiva denominada “Alagoa Grande” chegava “bufando” na cidade local para a admiração de todos os presentes neste dia histórico. Realmente foram tempos gloriosos. A partir de então um verdadeiro surto de crescimento nos âmbitos social, cultural e econômico “apitava” na terra da “Lagoa do Paó”. Na primeira metade do século XX muitos serviços nas mais variados tipos chegou à Alagoa Grande nunca antes experimentado. Sendo este um dos municípios mais prósperos de toda a Paraíba durante décadas. A estação seria concluída apenas no ano seguinte, em 1902.
A estação de Alagoa Grande foi a segunda na Paraíba a possuir um andar superior a ser construída primeira foi a estação Conde D’Eu em João Pessoa que tinha dois pavimentos, porém esta foi demolida no início da década de 1940 para a construção de outra em estilo moderno . Seguia a linha simples de volumetria com ampla cobertura de sua plataforma, a fim de atender melhor os transeuntes.
Porém, para a tristeza de todos em novembro de 1966 o tráfego ferroviário entre Mulungu e Alagoa Grande foi interrompido por ordem do Governo Federal, na época o Ministro de Viação era Juarez Távora
Esta decisão equivocada deixou em segundo plano as ferrovias deste país, o qual proporcionava meios de transportes mais baratos do que as rodovias que estava sendo priorizadas. A estação caiu em desuso e esquecimento.
É tombada pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba) desde 2002.
Encontra-se atualmente em estado como encontramos de total abandono. Até parte da obra foi iniciada de restauração como podemos ver no andar inferior, mas as verbas foram cortadas na esperança de algum dia seja totalmente restaurada servindo do tão sonhado Museu Histórico do Município de Alagoa Grande. 
   
Estado atual da antes vibrante estação de Alagoa Grande


Plataforma larga de 5 metros de largura afim de melhor atender aos passageiros

Podemos observar ainda o velho dístico como sinal de resistência ao tempo

A outrora vibrante estação de Alagoa Grande. Pode-se observar que as autoridades locais ainda iniciaram a obra de restauração no andar inferior, mas infelizmente foram interrompidas

Alto grau de deterioração 

Parte ainda visível do "meio-fio" da plataforma em concreto e pedra

Neste colégio um dia foi o antigo armazém da estação local

Lado oposto da estação

Podemos observar o alto grau de deterioração 


Lateral onde observamos as janelas e o antigo dístico

No passado nesta rua existia os trilhos que chegavam a cidade vindos de Mulungu

A última viagem do trem a Alagoa Grande em imagem registrada em novembro de 1966

A estação na década de 1970 já desativada e sem a cobertura da plataforma


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