quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Estado Atual da "Ponte Preta" (Ponte do Rio Ingá) - Ingá

Olá amigos do HFPB. Hoje em mais uma postagem em visita recentes posto imagens da famosa "Ponte Preta", assim conhecida na região da ponte localizada no município de Ingá, sobre o Rio Ingá. Visita realizada na ultima sexta-feira dia 22 de fevereiro.
Seguindo o caminho pela linha férrea, a princípio nem sei aonde era a linha e o matagal, já que fora coberta pelo abandono e descaso. Percorri o mesmo trecho que fizera em maio de 2010 e outubro de 2013, porém na época dava para fazê-lo normalmente já que mesmo definhando o ramal ainda tinha certo grau de conservação e tráfego. O pior que constatei, parte dos trilhos furtados, verdadeiro crime de patrimônio.
Chegando a ponte, não reconheci em nada o trecho, pelo fato estar coberto pela vegetação. Infelizmente o estado atual da ponte é deplorável, depois de anos de abandono da linha férrea no interior paraibano suas estruturas estão padecendo do mais completo abandono sem a perspectiva de dias melhores.
A referida ponte tem 20 metros de comprimento por 3,5 metros de altura. Foi construída entre 1906/07 pela Great Western of Brazil Railway (GWBR). Foi inaugurada oficialmente assim como todo o ramal Itabaiana – Campina Grande em 2 de outubro de 1907. Também conhecida localmente como “Ponte Preta”.
Trata-se de uma das três pontes de estrutura metálica construídas para o Ramal Itabaiana – Campina Grande, as outras ficam no próprio município de Ingá e a maior, a Ponte de Guarita no município de Itabaiana
O material metálico foi trazido fabricado pela Frodingham Iron & Steel de Leeds, Inglaterra, como atestado em sua superestrutura.
A estrutura tem boa parte coberta por ferrugens, mas o que mais chama é o alto grau de vandalismo por parte de indivíduos que não nenhuma noção de preservação histórica, lamentável. 
Além de parte da estrutura do lado da cabeceira está sem parte do aterro, levada pelas águas do rio em 2013. Aliás, este foi o último ano que circulou algum trem pelo ramal.
Apenas os dormentes que ainda conservam certo grau de preservação, porém não por muito tempo, já que sem manutenção a tendência é desgastar assim como os demais.
Fica a certa distância do famoso Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, com enigmáticas inscrições em baixo relevo em uma rocha com 40 metros de comprimento por 3 de altura, constituindo uma dos sítios arqueológicos do gênero mais importantes do Mundo.
Lamentável mesmo o total abandono de nossa malha ferroviária, me pergunto, até quando este descaso e desrespeito com nosso patrimônio histórico.
  

Ponte Preta, segundo conhecida na região, sobre o Rio Ingá 

Parte do trecho em Ingá com os trilhos furtados

Aqui um dia circulou uma quantidade gigantesca de trens. Hoje o abandono toma conta de tudo.

Mato quase cobrindo o trecho.

Ferrugem cobrando boa parte da estrutura metálica

Base de pedra e concreto da ponte com 3,5 metros de altura 6,80 de comprimento

A estrutura vista de baixo

Parte do aterro de um dos lados da cabeceira desaparecido pela enxurrada fluvial em anos passados 

A centenária e sofrida Ponte do Rio Ingá

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