quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Estação de Santa Helena - Breve História de Uma Estação Sertaneja

Olá amigos do HFPB. Neste mês de setembro onde completamos 10 anos de existência comemorados no último dia 15 com o lançamento da nova logomarca hoje trago mais uma breve história. Dando continuidade a série sobre estações sertanejas hoje trago um pouco da história de uma estação que praticamente "sumiu do mapa", me refiro a estação de Santa Helena, no Alto Sertão do Estado.  
Santa Helena é um município localizada na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras, tem 5.369 habitantes (segundo dados do IBGE de 2010), tendo limites com Bom Jesus, São João do Rio do Peixe e Triunfo na Paraíba, além de Baixio no Ceará. Foi emancipado politicamente no dia 12 de dezembro de 1961, anteriormente pertencia ao município de São João do Rio do Peixe e o então Distrito era conhecido como Canto de Feijão, nome este devido a farta de colheita de feijão na época.  Mudou sua antiga nomenclatura para Santa Helena em 1929. 
A comunidade teve um significativo avanço após o prolongamento da Estrada de Ferro Ceará - Parahyba, quando o Governo Federal através da Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas (IFOCS)  providenciou-se em junho de 1920 uma ligação férrea entre os dois estados. O prolongamento tinha como finalidade a construção de açudes na Região tão carente nos períodos de estiagens. 
A partir deste momento fez-se reconhecimento para o traçado de uma linha entre Paiano, no vizinho estado do Ceará, até Pilões localidade no município de São João do Rio do Peixe. Também tinham a intenção de construir um sub-ramal destinado ao transporte de materiais para a construção da grande barragem no boqueirão de Piranhas. O ramal pretendia se estender até a cidade de Patos.  No total, partindo de Paiano seriam construídos 223 quilômetros até Patos.
De acordo com o Relatório de Viação e Obras Públicas do Governo Federal de 1921, assim foi escrito: 
"A linha principal attinge, no km. 43 o povoado de Alagoinha, escolhido para a bifurcação do subramal; no  km. 54 a baixada do Cajueiro, nos limites  dos dois  ditos Estados; Pilões é alcançado no km. 82.
O dito subramal vem alcançar a cidade de Cajazeiras, da Parahyba do Norte, no km. 31, e o ponto terminal, boqueirão de Piranhas, no km. 50.
A extensão total da linha Paiano a Patos e dos ramaes de Pilões a Cajazeiras é de 256 km, 530. 
Em aviso n.656, de 3 de novembro de 1920, foi dada autorização a mesma Inspectoria para mandar construir essa linha, sem a qual não poderiam ter andamento, com rapidez e efficiencia, as obras das barragens de Piranhas, Pilões e S. Gonçalo, no Estado da Parahyba.
Em janeiro de 1921 já estava sendo executada a linha de Pilões em direção á Alagoinha, bem como o ramal de Cajazeiras a Pilões, conjuntamente com o trecho de Paiano a Alagoinha. 
O serviço de terraplanagem já está prompto até Souza e atacada a construção da linha em toda a extensão de Souza a Patos. Até 31 de dezembro ficaram concluidos 119.361m,33 assim discriminados:

    Trecho Paiano a S. João do Rio do Peixe .      32.000,00 m
    Do Kil. 40 a S.João . . . . . . . . . . . . . . . . . . .         31.966,00 m
    Ramal de Pilões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .          1.660,00 m
    S. João a Souza . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .         24.535,58 m
    Ramal de Cajazeiras . . . . . . . . . . . . . . . . . .         20.269,75 m 
    Souza a Pombal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .         5.800,00 m
    Pombal a Malta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .          1.540,00 m
    Malta a Patos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .         1.540,00 m 
                                                                                   
Como podemos observar acima na época da construção do ramal ainda não existia a localidade de Canto de Feijão. Em 1922 o ramal foi prolongado com o assentamento de trilhos e obras d'arte. 
O primeiro trecho do ramal foi inaugurado em 5 de agosto de 1923 entre São João do Rio do Peixe e Cajazeiras, porém não existia uma parada, ou até mesmo um estação em Canto de Feijão, esta fora construída em Poço Adão, atual Brejo das Freiras.  
Na localidade Canto de Feijão foram construídos o acampamento dos trabalhadores empregados no prolongamento. 
Somente na década de 1950, a RVC (Rede de Viação Cearense) enfim inaugurou as casas de turmas, abrigo de manutenção e estação. 
A estação foi inaugurada no dia 1 de março de 1955, distante 526.324 km da Estação Central Professor João Felipe em Fortaleza. Destinada exclusivamente no transporte de passageiros. O famoso "Trem da Feira" foi amplamente utilizado na região durante o período do funcionamento da linha de passageiros.
A estação contemplou os moradores de Santa Helena por 22 anos, em viagens tanto para o Ceará quanto para as outras localidades da Paraíba, especialmente na união definitiva da malha férrea paraibana e cearense em fevereiro de 1958.
Porém, a estação foi fechada em 21 de março de 1977, deixando uma lacuna na região. O transporte de trens de passageiros estava chegando ao seu caótico fim, inúmeras estações estavam sendo fechadas, não "interessando" mais ao Governo Federal seu pleno funcionamento. 
Lamentavelmente a estação foi totalmente demolida em meados da década de 1980 pela administração municipal, sem nenhum apreço pela história da mesma, já que a linha férrea junto com a estação foram os principais responsáveis pelo surgimento do então povoado, posteriormente município. Pouquíssimos são os vestígios encontrados da antiga estação.
O último trem a circular pelo trecho aconteceu em 2013, atualmente o ramal está completamente abandonado sem expectativa de um retorno. 
Agradeço ao colaborador sãojoasense Wlisses Estrela pelo fornecimento das imagens e parte da história contada acima.  

Relatório de Viação e Obras Públicas, Governo Federal, 1921.    

Estação de Santa Helena, antiga Canto de Feijão na década de 1950.
Cortesia: José Hermenegildo Fernandes.

Mapa da malha sertaneja em construção em 1922. Fonte: Illustração Brasileira, setembro 1922.

Trecho da linha férrea em Santa Helena. Foto: Lidyia Lucena, 2019.

A antiga estação localizava-se na imediações. Foto: Lidyia Lucena, 2019.

Parte da linha férrea cortando a cidade. Foto: Lidya Lucena, 2019.   

3 comentários:

  1. Boa tarde, exitem ainda vestigios de onde era estacao, porem e bem mais a frente. Fica mais proximo a secretaria de saúde.

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    1. Que bacana Fabio. Infelizmente não me enviaram fotos deste local.

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    2. Fábio se puder me enviar alguma foto exata do local aonde ficava ao meu e-mail fico muito grato. jonatas.rp@gmail.com

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