quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Estado Atual da Estação de Soledade

Olá amigos do HFPB. Ontem, 21 de janeiro, completou exatos 64 anos da chegada do primeiro trem a estação de Soledade, como foi publicada na postagem anterior. 
Realizei uma visita a estação local depois de quase dez anos. Em julho de 2010 realizei a primeira e única visita a referida estação até então, retornando apenas ontem. O quadro é praticamente o mesmo, abandono total. Desta vez com um agravante ainda maior, o ramal está desativado desde aquela época e o mato, abandono e descaso tomando conta de tudo.
Em um trecho de aproximadamente 2 quilômetros, entre Soledade e a Ponte do Rio Soledade, no Açude de mesmo nome furtaram em junho de 2019 grande quantidade de trilhos, os criminosos atuavam em vários pontos do estado. Lamentável esta situação. Isto será explanado em uma postagem futura.
Lamentavelmente a situação da ferrovia no interior do Estado é simplesmente calamitosa, desde que os trens de cargas foram suspensos em princípios da década de 2010. Contudo, a estação de Soledade já estava abandonada desde a década de 1990, quando a antiga RFFSA foi extinta, fechando várias estações. 
Tudo foi saqueado na estação, inclusive a cobertura juntamente com portas e janelas, ficando apenas o "esqueleto" da estação e do armazém próximo.
Soledade foi uma das mais importantes estações do ramal que ligava Campina Grande ao Sertão do estado, esta ligação proporcionando o transito entre os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará via férrea. Criando um verdadeiro "cinturão de ferro" entre estes estados nordestinos.
Hoje o que resta é a tristeza de constatar mais um inaceitável abandono de nossa malha ferroviária. Até quando eu me pergunto sobre esta terrível situação.
Confira abaixo imagens da estação e seu entorno do completo abandono que se instaurou na localidade.

A histórica estação de Soledade que infelizmente depois de 64 anos não tem o que comemorar

Antiga entrada da estação 

Visão defronte da estação. Foi aqui neste local onde foram feitas as comemorações de sua inauguração em 21 de janeiro de 1956. Hoje, só o abandono

Aspectos do abandono

O horizonte que muitas vezes viu trens passar, hoje resta apena a saudade

o antigo armazém abandonado, seguindo a mesma linha da estação 

Visão defronte do armazém

Velha "Chave de Agulha" tipo "Queijo Suísso" 

O belo ladrilho em mosaico típico da década de 1950 do piso do rol de entrada da estação
 
Repartição da área de bagagens da estação

Ao fundo, algarobeiras cobrindo o leito ferroviário. Lamentável.

Outro belo tipo de mosaico em outra repartição do telegrafia estação

Lateral do armazém 

Antiga área da bilheteria há muito tempo, hoje só as ruínas e abandono

Entrada da seção de bagagens da estação

Aterro próximo a estação, destinado originalmente a manobras de locomotiva conhecido como "Triângulo Invertido". Há muito tempo foram retirados os trilhos.

Aspecto da estação

Armazém. Um dia este depósito ficou repleto de mercadorias diversas

O "Queijo Suíço", parte da chave de agulha construído em 1880 na Inglaterra

A estação e a chuva ao fundo, na tarde do dia 21 de janeiro

Uma das várias entradas da estação, esta destinada a bilheteria


Uma das janelas furtadas, assim como todas as portas, telhados entre outros

4 comentários:

  1. Excelente registro histórico mesmo com a lamentável confirmação do completo abandono do modal de transporte ferroviário que muito colaborou com o progresso da Nação. Avante com suas pesquisas de extrema importância. Parabéns pelo texto e ricas ilustrações.

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  2. Respostas
    1. Muito obrigado. Minha função é esta, mostrar a história da ferrovia paraibana.

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