Olá amigos do HFPB. Hoje trago uma imagem interessante e ao mesmo tempo rara da construção da estação de Patos, no início da década de 1940.
A referida imagem foi fornecida gentilmente pelo pesquisador ferroviário cearense Carlos Camocim, e a mesma faz parte dos registros fotográficos da antiga da companhia RVC (Rede de Viação Cearense) o qual a estação de Patos pertencia. A estação em questão estava praticamente concluída, restando apenas a colocação de postas e janelas, cobertura da plataforma, além dos trilhos.
Construída entre 1942 e 1944, o ramal de prolongamento entre Pombal e Patos seria a última etapa de unir via férrea os Estados do Ceará e Paraíba, e consequentemente os demais estados nordestinos, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. Enfim, demorou vinte anos desde o início das obras em 1921, para que a linha férrea chegasse até "A Morada do Sol", como é conhecida carinhosamente a cidade de Patos.
Apenas em 8 de fevereiro de 1958, aconteceu de fato a inauguração oficial da união férrea entre os estados mencionados anteriormente.
A estação de Patos, assim como outras da época, foram construídas no estilo arquitetônico vigente na época, o Art Decó. Sua inauguração oficial ocorreu no dia 19 de abril de 1944, em grande festa contando com a presença de autoridades e grande massa da população local.
Atualmente a estação está fechada sem a probabilidade de abertura, já que o ramal está abandonado há cerca de sete anos.
Confira abaixo a imagem histórica e comparação com uma imagem atual da mesma:
Imagem rara da construção da estação de Patos no início da década de 1940
Imagem atual da estação no mesmo ângulo da anterior. Fonte: Google Street View
Muito legal as suas pesquisas, Jônatas. Incrível o descaso dos governantes brasileiros com o transporte ferroviário. Optou-se por construir estradas e o transporte da produção por caminhões em vez de priorizar o trem, que é muito mais econômico a longo prazo, além de utilizar energia limpa
ResponderExcluirObrigado Alex.
Excluir