terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Mapa da Great Western de 1904 e a Extensão Itabaiana a Campina Grande

Olá amigos do HFPB. Hoje trago de presente pra vocês, uma relíquia. Trata-se de um mapa colorido todo em inglês da antiga GWBR (Great Western of Brazil Railway) no ano de 1904.
Com o título: The Great Western of Brazil Railway Company Ltd Sketch map showing proposed alterations & extensions to the system of the Great Western of Brazil Railway Company Ltd.
Traduzindo: The Great Western of Brazil Railway Company Ltd: Mapa de esboço mostrando as alterações propostas e extensões para o sistema da Great Western of Brazil Railway Company Ltd.
Este mapa foi elaborado pela Waterlow & Sons Limited, London Wall, em Londres, Inglaterra em 1904. 
Esta relíquia pertence a Coleção Benedicto Ottoni, doada em 1911, e registrado no [Livro de Tombo] Acquisições, 3ª Secção, Cartas Geographicas, Bibliotheca Nacional, 13 de março de 1912, nº 12.
Esta carta inclui legenda indicando as ferrovias acordadas e propostas de extensão dessas para o interior dos Estados da Paraíba e Pernambuco. Mostra as estações das localidades contempladas pela companhia inglesa nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas até aquela data. 
Dentre um dos maiores destaques do mapa, está a extensão Itabaiana a Campina Grande. OBS: Para identificar este traçado no mapa, ele está pontilhado em vermelho.
O referido mapa foi elaborado após a revisão do contrato da Clausula VI de 28 de julho de 1904, autorizada pelo Decreto n. 5257, de 26 de julho de 1904, em que o Governo Federal obriga a companhia GWBR a construir o ramal com destino a Campina Grande. 
Os estudos foram aprovados através do decreto n. 5523 de 18 de abril de 1905, sendo os trabalhos de construção do referido ramal iniciados em 18 de maio do mesmo ano. 
Estava previsto um prazo de três anos para a conclusão e entrega total do trecho, e foi exatamente isto que aconteceu. A entrega e inauguração do ramal de 80 quilômetros aconteceu no dia 2 de outubro de 1907, como já foi amplamente postado no referido blog anteriormente.
Também como podemos observar, o ramal entre Independência (posteriormente Guarabira) e Nova Cruz no Rio Grande do Norte já estava operante, já que o mesmo fora inaugurado em 1 de janeiro de 1904, repetindo, data da elaboração deste mapa.
Presente de mais uma relíquia da Great Western disponível a todos os internautas.

Fontes:
Relatório do Ministério de Viação e Obras Públicas do Governo Federal, 1905.
Relatório do Ministério de Viação e Obras Públicas do Governo Federal, 1906.

Mapa da Great Western em 1904.

Detalhe para o prolongamento Itabaiana a Campina Grande.

2 comentários: