Olá amigos do HFPB. Seguindo a série sobre o sistema de transporte urbano da capital João Pessoa. Iniciamos com o bonde de tração animas em duas partes, desta vez falaremos sobre a imemorial Ferrovia de Tambaú.
Quando o transporte de bonde a tração animal foi inaugurado em 6 de junho de 1896, o trecho contemplado estava apenas restrito a área central da capital, a área litorânea (praia) propriamente dita, estava a uma certa distância, sem maiores interesses em explorar aquela área para especialmente para veraneio.
Para contornar este problema da distância, para que a população em geral pudessem desfrutar de tão belo atrativo, o Governo do então Presidente do Estado da Parahyba, o Sr. Álvaro Machado, em 1905, iniciou um projeto de implantação de uma ferrovia que ligasse o então Sítio da Cruz do Peixe até o lugar chamado Tambaú.
Lugar aprazível, com belos coqueirais, e linda vista do Oceano Atlântico, reduto de antigos pescadores, e até então, pouco visitada pela população local. A toponímia Tambaú significa, no vocabulário tupi, "Rio das Conchas".
Segundo o livro "Cidade de João Pessoa, A Memória do Tempo", 3° Edição de 2002, do historiador Wellington Aguiar, afirma ainda:
"E no início da segunda metade do século anterior já se registrava a existência de um cemitério, em redor da capela do Coração de Jesus, completamente aberto, como assinalou o presidente Beaurepaire Rohan em seu esclarecedor relatório de 1858. Essa tosca necrópole servia de última morada aos pescadores, pois somente eles é que viviam na luxuriante praia, onde havia muito coco, caju, guajiru e malária.
Por causa disso as famílias de maior cabedal, desde que se iniciou o veraneio, no começo do presente século, preferiam as praias de Ponta de Mato, Formosa e Poço."
A diretoria da então Ferro-Carril, responsável também pelo transporte de bondes de tração animal na época, já autorizada por sua Assembléia Geral, resolveu fundir as duas empresas (Ferro Carril-Ferrovia de Tambaú). Enquanto seguiam as negociações, foi iniciado no dia 16 de outubro de 1905, as obras para a futura ferrovia.
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