terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ponte Cobé (Cruz do Espírito Santo)

A Ponte de Cobé, localizada sobre o Rio Paraíba, no município de Cruz do Espírito Santo. Fica próxima a estação de Paula Cavalcanti (antiga Entroncamento), mas especificamente entre as estação de Paula Cavalcanti e Cobé. O livro A Parahyba de João de Lyra Tavares de 1909, traz uma perspectiva sobre a Ponte de Cobé no início do século XX: “A estrada de ferro Conde D’Eu tem 26 pontes, sendo a mais importante a do Cobé, sobre o Rio Parahyba, que mede 238 m , 05 de extensão, tendo 16 vãos, dos quaes 5 com 24 m ,04 e com 10 m . A sua bitola é de 1m, a declividade de 2 m . 17% e o raio mínimo das curvas 100 m ”.
Em 1924 aconteceu uma grande cheia no Rio Paraíba, levando a ponte e toda a sua estrutura, provocando a interrupção do transporte ferroviário entre Paula Cavalcanti com o ramal que ligava até o Rio Grande do Norte, por muito tempo. Foi construída uma nova, com estrutura em concreto armado, mais resistente e inaugurada em março de 1942. Esta ponte  foi construída por um engenheiro alemão. Foi tombada em 2001 junto com a estação de Paula Cavalcanti e seu complexo ferroviário. É mais extensa ponte ferroviária da Paraíba.





Um comentário:

  1. muito bom o artigo, nem mesmo os habitantes da cidade tem essas fotos, se puder pode me enviar algumas delas, sou professor de Geografia, gostaria de usar para dar aulas aos mesu alunos

    silvan-neide@hotmail.com

    ResponderExcluir