terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ponte Sobre o Rio do Peixe - São João do Rio do Peixe

A Ponte metálica sobre o Rio do Peixe em São João do Rio do Peixe, foi construída em 1922 pela RVC (Rede de Viação Cearense) em parceria com a Inspectoria Federal de Obras Contra a Seccas (IFOCS) com o intuito de prolongar o ramal até a Paraíba e consequentemente ligar Fortaleza no Ceará a Parahyba (João Pessoa a partir de 1930). 
A vinda da ferrovia a São João do Rio do Pexe foi uma conquista incansável do Padre Sá (chefe político e religioso local), pois teve de lutar contra a pretensão das autoridades de Cajazeiras que o reivindicavam para o seu município, mas conseguiram apenas um ramal, que foi suprimido em 1964. 
No dia 9 de julho de 1921, foi iniciada a construção do trecho compreendido entre a localidade Pilões e a sede do município, com a grande presença da massa popular e discursos do Dr. Jorge Rodrigues Ferreira, engenheiro responsável pela obra, e do Padre Sá
O primeiro trem chegou a São João do Rio do Peixe no dia 1 de junho de 1922, vinda do estado vizinho do Ceará. Tratava-se, de uma locomotiva que transportava materiais para a construção do prolongamento. Em 5 de agosto de 1923, é inaugurada a ferrovia até Cajazeiras, com muita festa dos presentes. Já a primeira viagem com trem de passageiros, ocorreu a 05/08/1923, entre São João do Rio do Peixe e Praiano-CE.
A pequena porém bela ponte, está localizada na entrada da cidade de São João do Rio do Peixe na parte sul, a uns 830 metros da estação. A ponte com base em pedra e concreto tem cerca de 38 metros de comprimento e 4 metros de altura. 

Foto de José Rildo durante a cheia de 2004.

Imagem extraída do Youtube durante as cheias de março de 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário