sexta-feira, 13 de agosto de 2010

The Conde d'Eu Railway Company Limited (Conde d'Eu)

Olá amigos do EFPB. Um trago um pequeno mas singelo resumo da primeira companhia ferroviária a trafegar na Paraíba, trata-se da The Conde D'Eu Railway Company limited, ou simplesmente Conde 'Eu
A Companhia foi organizada na Inglaterra no ano de 1875. Os trabalhos de construção da linha férrea na Paraíba foram iniciados em 1880 com todo o material rodante e metálicos provindos da Inglaterra. Foram adquiridas em princípio 9 locomotivas das marcas Robert Stephenson Co. e Black Hawthorn Co
O primeiro trecho inaugurado foi entre Parahyba do Norte e a localidade de Entroncamento que mais tarde se chamaria Paula Cavalcanti em 1881 de forma provisória. 
Porém apenas com a conclusão dos primeiros trechos inaugurados em 7 de setembro de 1883 entre a Capital da Província com o povoado de Camarazal, posteriormente Mulungu e em 28 de dezembro de 1883 até Pilar.
No ano seguinte, mais precisamente no dia 5 de julho de 1884 foi inaugurado o prolongamento entre Mulungu e Independência, antigo nome de Guarabira. Sendo esta festivamente inaugurada pela locomotiva denominada "Independência".
Na época, pretendia-se estender o ramal Mulungu até Campina Grande no agreste, porém por "pressão" de comerciantes da capital o ramal foi prolongado em direção ao então distrito de Cabedelo, sendo este inaugurado no dia 25 de março de 1889. Este foi o último trecho inaugurado no Império Brasileiro, que foi dissolvido em 15 de novembro de 1889.
Durante este período de República instaurada apenas o pequeno trecho entre Mulungu a florescente cidade de Alagoa Grande foi inaugurada em 1 de julho de 1901. Esta foi o último trecho construído pela Conde D'Eu.  
Após algumas modificações no projeto original, a ferrovia na Paraíba tinha cerca de 140,62 km, em 1900. Em julho de 1901 a companhia foi totalmente encampada pela Great Western of Brazil Railway

Mapa da The Conde D'Eu Railway Company em 1885.

Mapa do Estado da Paraíba no final do século XIX.

Horários de trens de passageiros da Conde D'Eu em 1898.
Fonte: Almanak da Parahyba, 1898.

Dados da companhia. Fonte: Almanak da Parahyba, 1898.





Nenhum comentário:

Postar um comentário