O Desvio BX-8, que na época do prolongamento da "Estrada de Ferro Independência - Picuhy", era chamada de "Parada do Km 11", localiza-se entre a estação de Pirpirituba e a antiga estação de Cacimbas, também localizada no município de Pirpirituba, Brejo paraibano.
A referida parada foi construída em 1911 pela GWBR, depois de muitos anos é que se passou a chamar-se Desvio BX-8, devido a Usina São Francisco.
Esta antiga parada tratava-se de um desvio ou em outros termos, entroncamento, esta pequena parada está localizada na entrada da antiga Usina São Francisco a cerca de 2 Km do centro da cidade de Pirpirituba. Esta usina fabricava álcool e açúcar, e todo seu produto era exportado por meio da ferrovia que adentrava em sua propriedade, através deste desvio. Infelizmente na década de noventa esta usina foi desativada, mas todo o seu maquinário, grandes tanques de armazenar o álcool, junto com toda sua estrutura física podem ser observadas ao lado da estrada porém bem deterioradas.
Quando o ramal de Bananeiras foi suprimido em 1967, o desvio perdeu sua utilidade, e toda a mercadoria que era escoada de trem pela usina, passaria a ser escoada de caminhões e outros meios. De certa forma este medida do Governo Federal de suprimir grande parte das ferrovias brasileiras, acarretou a freagem de vária indústrias deste país que dependiam exclusivamente do transporte ferroviário, mais barato e lucrativo.
Seu estado atual não é satisfatório, porém continua de pé com sua estrutura intacta e algumas "reforma" foram feitas ao longo dos anos na pequenina estrutura. Confira abaixo as fotos desta velha parada ainda resistindo ao tempo:
A referida parada foi construída em 1911 pela GWBR, depois de muitos anos é que se passou a chamar-se Desvio BX-8, devido a Usina São Francisco.
Esta antiga parada tratava-se de um desvio ou em outros termos, entroncamento, esta pequena parada está localizada na entrada da antiga Usina São Francisco a cerca de 2 Km do centro da cidade de Pirpirituba. Esta usina fabricava álcool e açúcar, e todo seu produto era exportado por meio da ferrovia que adentrava em sua propriedade, através deste desvio. Infelizmente na década de noventa esta usina foi desativada, mas todo o seu maquinário, grandes tanques de armazenar o álcool, junto com toda sua estrutura física podem ser observadas ao lado da estrada porém bem deterioradas.
Quando o ramal de Bananeiras foi suprimido em 1967, o desvio perdeu sua utilidade, e toda a mercadoria que era escoada de trem pela usina, passaria a ser escoada de caminhões e outros meios. De certa forma este medida do Governo Federal de suprimir grande parte das ferrovias brasileiras, acarretou a freagem de vária indústrias deste país que dependiam exclusivamente do transporte ferroviário, mais barato e lucrativo.
Seu estado atual não é satisfatório, porém continua de pé com sua estrutura intacta e algumas "reforma" foram feitas ao longo dos anos na pequenina estrutura. Confira abaixo as fotos desta velha parada ainda resistindo ao tempo:
Olá, estou fazendo uma pesquisa sobre a usina São Francisco e gostaria de saber onde senhor localizou as referidas informações. :)
ResponderExcluirA quem pertenceu a Antiga Usina São Francisco?
ResponderExcluirEncantada.Visitei,hj,por acaso a Usina São Francisco e adorei.Pena que acabou a ferrovia e a usina.Eu percebi que se tratava de apoio para a ferrovia,essa construção.Fotografei.
ResponderExcluir