sábado, 16 de fevereiro de 2013

Estação de Pirpirituba

A antiga estação de Pirpirituba localizada na Microrregião de Guarabira, atualmente cede sua estrutura física ao Fórum Juiz Gilson Guedes C. Albuquerque. Seu estado atual é de ótima conservação, porém com as divisões das partes internas alteradas, mas a estrutura física externa continua em perfeito estado. 
Fiz uma visita a cidade de Pirpirituba, consequentemente a estação, no dia 15 de fevereiro de 2013, e fiquei satisfeito com o estado de conservação, como mencionado anteriormente. As dependências do antigo armazém foram transformadas em capela,  mas a estrutura em um todo continua intacta. Não tenho conhecimento, nem mesmo uma fotografia antiga da estação que comprove que a área de embarque era totalmente coberta ou apenas a área da porta do atual fórum. 
O antigo armazém (atual capela) segue a linha arquitetônica dos armazéns de todas as estações do ramal até Bananeiras (com exceção da estação de Cacimbas, que como consta não tinha armazém, apenas era uma parada).  
A estação de Pirpirituba, foi inaugurada em 20 de dezembro de 1910, como parte do prolongamento da "Estrada de Ferro Independência - Picuhy", com assim era chamada na época de sua construção, porém, jamais concluída no total. Confira abaixo as fotografias: 















Um comentário:

  1. Olá Jônatas, fiquei encantado com a postagem sobre Pirpirituba, minha cidade.Gostaria se possível que me enviasse uma foto da Maria Fumaça que circulava naquela região, ficarei muito grato. Meu email é: clóvis.csantos@gmail.com

    ResponderExcluir