Olá amigos do HFPB. Em visita ao Distrito de Cachoeira dos Guedes, localizado a cerca de 3 km da cidade de Guarabira, trago imagens da Ponte Cachoeira dos Guedes sobre o Rio Araçagi. Até então inéditas na internet.
A referida ponte está localizada no Distrito de Cachoeira dos Guedes, a 3 km da cidade de Guarabira.
Construída originalmente entre 1882/84 pela Wilson Sons & Co, e administrada pela The Conde D’Eu Railway Company Limited até sua encampação em 1901, posteriormente arrendada pela Great Western of Brazil Railway.
A grande cheia de maio a julho de 1936, destruiu completamente a antiga ponte, cortando o tráfego entre Guarabira e João Pessoa, causando prejuízos imensos a economia e transito de passageiros entre estas localidades.
Para amenizar os efeitos causados pelas intensas chuvas, o que causaria a paralisação definitiva do tráfego de trens até Guarabira, foram tomadas algumas medidas paliativas, como a colocação de escoras de dormentes de madeira, em substituição aos pilares levados pela enxurrada. Porém, a cada grande cheia do rio, parte desta estrutura provisória era danificada pela força das águas, o que novamente causava a paralisação do tráfego.
O Governo Federal no início da década de 1940, sensível a situação das ferrovias brasileiras causadas por estas catástrofes, em especial as pontes destruídas por enchentes, reconstruiu por completo a Ponte de Cachoeira dos Guedes, o que tornou viável novamente o tráfego entre os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
A ponte tem 138 metros de comprimento e aproximadamente 4 metros de altura. Composta de superestrutura metálica com parte em treliça, apoiadas por ombreiras de pedra e concreto armado, assim como os pilares centrais.
Uma curiosidade em relação a esta ponte é o fato dela fazer uma leve curvatura, pouco acentuada, já próxima a uma das ombreiras, fato incomum nas pontes ferroviárias do estado.
Próximo a referida ponte, a cerca de 80 metros de distancia, está a velha estação de Antonio Guedes, atualmente bastante deteriorada, porém tombada como patrimônio pelo IPHAEP.
O último trem circulou pela ponte em 2000. Em seguida, o trecho entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte foi suprimido. Não tendo a menor perspectiva de retorno.
Infelizmente com o abandono desde esta data, a ferrugem e o desgaste, já está evidente sua superestrutura metálica, além da maioria dos dormentes, completamente podres.
Confira abaixo as imagens da visita realizada:
A famosa ponte do Rio de Cachoeira dos Guedes, substituindo a original, levada pelas águas do Rio Araçagi em 1936
Superestrutura metálica em treliça da ponte reconstruída em 1942
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Jonatas
ResponderExcluirTrabalhei na CFN em 2001 entre Sousa-PB e Quixeramobim-CE, e fiquei surpreso com a "notícia" constante do blog do Sr. Ralph (http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2012/09/a-solidao-do-abandono.html), infomando que os trens não circulam mais entre Campina Grande e Sousa. Vc poderia me informar se isso é verdade??? Estou realmente surpreso.
Obrigado
Que massa! Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
ResponderExcluirCorreia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!