quinta-feira, 26 de maio de 2016

Diário de Pernambuco - 6 de outubro de 1907 - O Ramal de Campina Grande

Olá amigos do HFPB. Trago aqui uma super reportagem que foi publicada pelo célebre jornal Diário de Pernambuco em 6 de outubro de 1907, com o título "O Ramal de Campina Grande"
A referida reportagem que cobriu grande parte de uma folha inteira do mesmo, traz em detalhes a viagem inaugural do "Ramal Itabaiana- Campina Grande" que era aberta oficialmente em 2 de outubro de 1907. O repórter correspondente para fazer a histórica e importantíssima matéria trouxe grandes detalhes da viagem que segundo o mesmo foi "enfadonha" e "demorada", já que a viagem saiu de Itabaiana no início da tarde e chegou ao seu destino, ou seja, Campina Grande por volta de 8:30 da noite. 
De acordo com o correspondente no momento da saída de Itabaiana: ..."Marcava o relogio da Estação de Itabayanna 3 horas e 10 minutos da tarde, quando, a um dignal do chefe do trem o sr. Abílio Wanderley, partíamos, isto, com um atrazo de 40 minutos, pois a saída se marcava, segundo o horário para 2 e 20 minutos.
O trem saia vencendo o triangulo que se encontra para galgar grande volta traçada. A estrada, a principio entrecortada de curvas, obrigava o comboio à marcha lenta, quasi sem velocidade, dando tempo ao passageiro curioso melhor observar o caminho: aqui linda paisagem que somente é própria das regiões do matto"...
...A locomotiva vencia sempre aos poucos kilometros, deixando a descobri-los os quadros mais lindos que se podem imaginar...
Passando horas e todas as estações percorridas no percurso e todos os encalços da viagem, até o medo de uma ataque do famoso cangaceiro Antonio Silvino, que prometera sabotar a viagem, o trem finalmente chegava a Campina Grande: "É difficil descrever o que foi a parada do comboio nessa estação.
A hora adeantada em que chegamos, 8 e 30 minutos da noite, com atrazo de três horas approximadas o cansaço da enfadonha viagem não nos permitiam endagar ante aquella inacalculável multidão...Foi esse ponto principal de Campina Grande - milhares de pessoas se encontravam na gare para vêr o trem pela vez primeira  ali chegava". 
Confira essa e outros fatos da histórica reportagem do jornal Diário de Pernambuco:


Reportagem do Diário de Pernambuco

Para melhor os internautas entenderem o que está escrito, posto em pedaços a referida reportagem, abaixo:





















































3 comentários:

  1. Parece que é a mesma locomotiva que passou vários anos em exposição no Museu do Trem no Recife, mas que agora se encontra dentro do novo museu do trem em Natal. Meu livro 'A GRETOESTE: A história da rede ferroviária Great Western of Brazil' tem a história desta locomotiva, que chegou primeiro a Alagoas em 1882.

    ResponderExcluir
  2. O livro está disponível no site da Editora Ideia (João Pessoa): R$ 50, incluindo frete para qualquer endereço no Brasil. http://www.ideiaeditora.com.br/loja/educacao/a-gretoeste-a-historia-da-rede-ferroviaria-great-western-of-brazil/

    ResponderExcluir
  3. Não encontrei no texto esta informação: A locomotiva empregada foi uma "RW Hawthorn & Co", construída no Reino Unido em 1882, com prefixo 3. Tem certeza que está lá?

    ResponderExcluir