sábado, 21 de maio de 2016

Inauguração do Trecho Borborema - Bananeiras - 22 de outubro de 1922

Olá amigos do HFPB. Trago hoje fotos históricas da inauguração do trecho compreendido entre Borborema e Bananeiras ocorrido em 22 de outubro de 1922. Contudo as referidas fotografias extraídas da Revista Era Nova de 24 de dezembro de 1922 não estão muito nítidas, não podendo observa-las com mais detalhes. Porém, apesar deste pequeno problema, estou as publicando para que o visitante conheça um pouco mais sobre a história da ferrovia paraibana e do Ramal de Bananeiras.
A imemorial revista traz em algumas fotos a inauguração do trecho em 22 de outubro de 1922, de Borborema até a parada de "Bocca do Tunel" (Boca do Túnel), ou seja, uma estação provisória construída nas proximidades do Túnel da Serra da Viração que estava ainda em construção, e que seria totalmente perfurado em novembro de 1923.
A data de 22 de outubro escolhida para os festejos, refere-se ao 2º ano de governo do maior incentivador do projeto do trem chegar a Bananeiras, o então Presidente do Estado da "Parahyba" o Sr. Solón de Lucena, filho da terra que inúmeros esforços empreendeu pra ver o sonho do trem um dia chegar ao sua terra natal.
Além dos festejos de inauguração do trecho, ocorreu uma partida futebolística envolvendo as equipes do Bananeiras Football Club e o Borborema Sport Club, ocorrida em Bananeiras no mesmo dia. Infelizmente não tenho conhecimento do placar da partida.
Destaca-se também o dinamismo do Engenheiro Chefe da "Commissão de Obras Contra as Seccas" em Bananeiras o Dr. Marques de Azevedo, grande responsável pela realização dos trabalhos de prolongamento do ramal. Segunda a revista: "...sendo um dos seus promotores procipuos o engenheiro Marques de Azevedo, chefe da Commissão de Obras Contra as Sêccas, naquella florescente cidade serrana, em cujo cargo vem se revelando um funccionario modelar e com notoria capacidade e efficiente inteligencia."   
Como descreve a revista, a festa foi mesmo grandiosa e bastante valorizada pela sociedade paraibana na época, já que entre os convidados a participarem da inauguração estavam, o então Prefeito da Capital paraibana, o Sr. Walfredo Guedes Pereira, que também era filho de Bananeiras, filho do Cel. Segismundo Guedes Pereira, dono do Engenho Gamelas, atualmente pertencente ao município de Borborema e de Dona Joana Americana Hermógenes de Miranda Henriques, tia do 1º bispo e arcebispo da Paraíba, D. Adauto Aurélio de Miranda Henriques. Em resumo Bananeiras "dominava" a política paraibana no início da década de 1920. Confira abaixo as páginas históricas e algumas fotografias da inauguração deste importante trecho ferroviário:  

Página 24 da Revista "ERA NOVA" de 24 de dezembro de 1922, com fotos da inauguração do trecho entre Borborema e a parada do Túnel em Bananeiras no dia 22 de outubro.

Página 25 da Revista "ERA NOVA" de 24 de dezembro de 1922, com fotos da inauguração do trecho entre Borborema e a parada do Túnel em Bananeiras no dia 22 de outubro.

O Engenheiro Chefe da "Commissão de Obras Contra as Sêccas" de Bananeiras, o Dr. Marques de Azevedo.

A parada provisória "Bocca do Tunel" em dia de inauguração em 22 de outubro de 1922.

O comboio passando por Borborema.

O comboio passando pela estação de Manitu que também fora inaugurada em 22 de outubro.

Praça Epitácio Pessoa, com seu belo coreto e ao fundo no alto a estação e o armazém de Bananeiras ainda em construção.

Aspecto da partida entre Bananeiras Football Club e o Borborema Sport Club.




3 comentários:

  1. Jônatas Rodrigues Excelente trabalho, parabenizo você pelo Blog e pesquisa sobre o trecho Borborema, e convido você a conhecer o Trilha nos Trilhos no site www.trilhanostrilhos.wix.com/trilhanostrilhos, entre em contato conosco através do site. abraços, Glauber Carvalho Costa

    ResponderExcluir
  2. Olá, pessoal. Excelente garimpo de uma grande história para a posteridade, que por razões contrárias à nossa vontade nos tirou os trilhos dessa terra amada.
    No entanto, convido os amantes a discutir o tema para que seja provocado, implantado um trecho turístico, ligando Borborema a Bananeiras. que acham?
    Investidores não vão faltar; já que trata-se de contemplar uma das regiões que mais atraem investimentos para o bem ester e lazer no Estado.
    O Governo, através do BNDES financia a reimplantação dos trilhos, ja que existe o traçado e também a compra das máquinas. Bananeiras e região pode experimentar um grande salto no trade turistico. abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Jonatas Rodrigues. Tenho o seu mesmo sobrenome e meu pai Augusto Rodrigues era filho de Álvaro Rodrigues, que foi chefe de estação em Borborema, Bananeiras. Será que temos alguma ligação? Haha entra em contato qualquer coisa. (83) 987096982 abraço

    ResponderExcluir