quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Locomotivas e Vagões da Great Western of Brazil Railway (GWBR) - Livro: Impressões do Brazil no Seculo Vinte - 1913

Olá amigos da HFPB. Hoje trago informações extraídas do grande livro Impressões do Brazil no Seculo Vinte, editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mantida no Arquivo Histórico de Cubatão-SP,  e encontrada através do site: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g01.htm.
As informações preciosas contidas nesse grande livro traz dados sobre as ferrovias brasileiras na época. Dentre elas, está a nossa conhecida Great Western (GWBR).
As informações contidas no livro trazem um pequeno histórico sobre a companhia, suas realizações durante os princípios do século XX, e diversas outras atividades nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde a GWBR detinha o controle nesses estados a partir de 1901.
Em um determinado ponto, o livro traz menções ao material rodante da companhia, como transcreveremos abaixo:

Numerosos tipos de toda a sorte de material rodante passaram das companhias primitivas para a Great Western, muitos dos quais bastante antiquados. Grande parte deste estoque foi já substituído por tipos modernos, e essas substituições irão sendo gradualmente feitas até se modernizar todo o estoque.
A maior parte das locomotivas usadas são do tipo Mogul, 2-6-0 com truck duplo, tender com capacidade para quatro toneladas de carvão e 2.000 galões de água; cilindros, 16" x 20"; rodas motrizes, 3' 6"; pressão na caldeira, 160 libras; fornalha, "Belpaire"; movimento, "Walsschart". 67 locomotivas desta classe foram já construídas e postas em tráfego; foram todas construídas pela North British Locomotive Company, que forneceu também três outras classes de locomotivas, a saber: 7 locomotivas tipo 4-8-0, cilindros de 16" x 22", rodas de 3' 6", 160 libras de pressão, para trens de carga dos mais pesados; 12 pequenas locomotivas do tipo Consolidation, cilindros de 15" x 18", para trens de carga nas seções em que os trilhos são leves; 6 locomotivas para passageiros, tipo 4-4-0, cilindros de 16" x 20", rodas de 4' 8" e 160 libras de pressão, para o tráfego suburbano.
Existem ainda 59 outras locomotivas de vários tamanhos e tipos, 21 norte-americanas, 4 francesas e 24 inglesas, as quais quase todas passaram para a companhia com as linhas arrendadas. Estas são empregadas nos trens para os ramais e para manobra nas estações; e as mais pesadas delas, para trens de carga e na construção de novas linhas.
A Great Western possui em tráfego cinco carros-restaurantes do último tipo e com capacidade para 24 passageiros sentados. Esses carros, providos de iluminação elétrica, freios de ar comprimido, cozinha etc., foram construídos pela Metropolitan Amalgamated Carriage & Wagon Company Ltd. Correm nos trens expressos, entre as capitais dos estados de Pernambuco e Alagoas, e Pernambuco e Paraíba.
Os carros de primeira classe, com capacidade para 37 passageiros sentados, são de tipo moderno, com assentos de palhinha, molas e encostos de virar; estrutura inferior de aço do tipo Livesey Gould, freios de ar comprimido, iluminação elétrica pelo sistema Stones. Estes carros foram construídos pela Gloucester Wagon Company e pela Amalgamated Carriage and Wagon Company; a companhia possui 29, mais ou menos semelhantes; e, na última remessa recebida, foram introduzidos alguns melhoramentos ainda mais modernos.
Os carros de segunda classe são semelhantes aos precedentes, com a diferença de terem os assentos de madeira e a iluminação a gás acetileno. Têm capacidade para 72 passageiros sentados. Os carros mistos são uma combinação dos tipos precedentes de carros de primeira e segunda classes e têm capacidade para 18 passageiros de primeira classe e 34 de segunda, todos sentados. São iluminados à luz elétrica, sistema Stone.
Os carros de bagagem e correio são semelhantes aos precedentes, com disposição interna para malas do correio e bagagem. Existem vinte em tráfego. Os restantes carros são de tipos diversos, de fabricação inglesa, norte-americana ou belga. Não há carros dormitórios, pois que não há tráfego noturno; existem, porém, cinco providos de camas, chuveiro, luz elétrica, indicador de velocidade e aparelhados para viagens prolongadas,nos quais o gerente geral e outros empregados superiores fazem as viagens de inspeção.
Os principais tipos do novo material rodante são os seguintes: carros fechados de 25 toneladas, 315; carros fechados de 12 toneladas, 330; carros abertos de 25 toneladas, 245; carros abertos de 12 toneladas, 285; e outros carros, 18. Todos estes vagões são de manufatura inglesa e têm a estrutura inferior do tipo Livesey Gould, trucks de aço e rodas com anel de aço. Os restantes vagões passaram à Great Western com as diferentes linhas arrendadas pelo governo e são de grande variedade de tipos. Incluindo o material antigo, tem a Great Western o total de 151 locomotivas, 253 carros de passageiros etc., 2.171 vagões e 6 saveiros.

De acordo com o transcrito acima, um dos principais fornecedores de locomotivas para a Great Western foi a empresa britânica North British Locomotive Company, criada em 1903 na cidade escocesa de Glasgow através da junção de outras empresas Sharp, Stewart and Company, Neilson and Company e a Dübs & Co. Sendo esta, a empresa britânica mais fornecedora de locomotivas a vapor para vários países do globo.
A North British forneceu locomotivas do tipo Mogul, do arranjo de rodas 2-6-0, sendo este tipo o mais utilizado pela companhia. Também a empresa britânica forneceu os modelos Mastodon, com arranjo de rodas 4-8-0, Consolidation com arranjo de rodas 2-8-0 e os modelos American, com arranjo de 4-4-0. 
O cônsul inglês e amigo William "Eddie" Edmundson, autor do belíssimo livro: "A GRETOESTE - A História da Rede Ferroviária Great Western of Brazil, Ed. Ideia, João pessoa, 2016"., (recomendo a todos conhecerem esta importantíssima obra), me forneceu gentilmente preciosíssimos e raros postais que fazem parte de sua coleção particular de materiais ferroviários raros de sua terra natal a Grã-Bretanha. Estes postais trazem informativos das locomotivas mencionadas na transcrição acima da North British que remetem a primeira década do século XX, quando foram exportadas para o Brasil.  Confira abaixo:

Tipo "Mogul", 2-6-0 da North British. O modelo mais utilizado pela GWBR. Fonte: Eddie Edmundson. 

Tipo "Consolidation", 2-8-0 da North British. Especialmente utilizadas para o transportes de cargas. Fonte: Eddie Edmundson. 

Tipo "Mastodon", 4-8-0 da North British. Fonte: Eddie Edmundson. 

Tipo "Mastodon", 4-8-0 da North British. Fonte: Eddie Edmundson. 

Tipo "American", 4-4-0 da North British. Utilizada no transporte de passageiros suburbano. Fonte: Eddie Edmundson. 

Tipo "Mogul", 2-6-0 da North British. Fonte:  http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g24g6g.htm

Carro-Restaurante. Construída pela Metropolitan Amalgamated Carriage & Wagon Company Ltd. Utilizadas no trecho entre a capital paraibana e pernambucana.

Interior do Carro-Restaurante. Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g24g6g.htm

Vagão do tipo "Fechado", muito utilizado pela GWBR com um total de 315 foram utilizadas. Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g24g6g.htm

Capa do livro: Impressões do Brazil no Século Vinte - 1913







6 comentários:

  1. Preciso saber onde encontrar arquivos de funcionarios que trabalharam na great west meu whatsapp 67-981584999 obrigado

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  2. amei o blog sabe algumas informaçãoes sobre a identidade dos maquinistas como nome

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  3. ou arquivos dos trabalhadores da empresa

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