Olá amigos da HFPB. Hoje trago informações extraídas do grande livro Impressões do Brazil no Seculo Vinte, editada em 1913 e impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mantida no Arquivo Histórico de Cubatão-SP, e encontrada através do site: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g01.htm.
As informações preciosas contidas nesse grande livro traz dados sobre as ferrovias brasileiras na época. Dentre elas, está a nossa conhecida Great Western (GWBR).
As informações contidas no livro trazem um pequeno histórico sobre a companhia, suas realizações durante os princípios do século XX, e diversas outras atividades nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde a GWBR detinha o controle nesses estados a partir de 1901.
Em um determinado ponto, o livro traz menções ao material rodante da companhia, como transcreveremos abaixo:
Numerosos tipos de toda a sorte de material rodante passaram das companhias primitivas para a Great Western, muitos dos quais bastante antiquados. Grande parte deste estoque foi já substituído por tipos modernos, e essas substituições irão sendo gradualmente feitas até se modernizar todo o estoque.
A maior parte das locomotivas usadas são do tipo Mogul, 2-6-0 com truck duplo, tender com capacidade para quatro toneladas de carvão e 2.000 galões de água; cilindros, 16" x 20"; rodas motrizes, 3' 6"; pressão na caldeira, 160 libras; fornalha, "Belpaire"; movimento, "Walsschart". 67 locomotivas desta classe foram já construídas e postas em tráfego; foram todas construídas pela North British Locomotive Company, que forneceu também três outras classes de locomotivas, a saber: 7 locomotivas tipo 4-8-0, cilindros de 16" x 22", rodas de 3' 6", 160 libras de pressão, para trens de carga dos mais pesados; 12 pequenas locomotivas do tipo Consolidation, cilindros de 15" x 18", para trens de carga nas seções em que os trilhos são leves; 6 locomotivas para passageiros, tipo 4-4-0, cilindros de 16" x 20", rodas de 4' 8" e 160 libras de pressão, para o tráfego suburbano.
Existem ainda 59 outras locomotivas de vários tamanhos e tipos, 21 norte-americanas, 4 francesas e 24 inglesas, as quais quase todas passaram para a companhia com as linhas arrendadas. Estas são empregadas nos trens para os ramais e para manobra nas estações; e as mais pesadas delas, para trens de carga e na construção de novas linhas.
A Great Western possui em tráfego cinco carros-restaurantes do último tipo e com capacidade para 24 passageiros sentados. Esses carros, providos de iluminação elétrica, freios de ar comprimido, cozinha etc., foram construídos pela Metropolitan Amalgamated Carriage & Wagon Company Ltd. Correm nos trens expressos, entre as capitais dos estados de Pernambuco e Alagoas, e Pernambuco e Paraíba.
Os carros de primeira classe, com capacidade para 37 passageiros sentados, são de tipo moderno, com assentos de palhinha, molas e encostos de virar; estrutura inferior de aço do tipo Livesey Gould, freios de ar comprimido, iluminação elétrica pelo sistema Stones. Estes carros foram construídos pela Gloucester Wagon Company e pela Amalgamated Carriage and Wagon Company; a companhia possui 29, mais ou menos semelhantes; e, na última remessa recebida, foram introduzidos alguns melhoramentos ainda mais modernos.
Os carros de segunda classe são semelhantes aos precedentes, com a diferença de terem os assentos de madeira e a iluminação a gás acetileno. Têm capacidade para 72 passageiros sentados. Os carros mistos são uma combinação dos tipos precedentes de carros de primeira e segunda classes e têm capacidade para 18 passageiros de primeira classe e 34 de segunda, todos sentados. São iluminados à luz elétrica, sistema Stone.
Os carros de bagagem e correio são semelhantes aos precedentes, com disposição interna para malas do correio e bagagem. Existem vinte em tráfego. Os restantes carros são de tipos diversos, de fabricação inglesa, norte-americana ou belga. Não há carros dormitórios, pois que não há tráfego noturno; existem, porém, cinco providos de camas, chuveiro, luz elétrica, indicador de velocidade e aparelhados para viagens prolongadas,nos quais o gerente geral e outros empregados superiores fazem as viagens de inspeção.
Os principais tipos do novo material rodante são os seguintes: carros fechados de 25 toneladas, 315; carros fechados de 12 toneladas, 330; carros abertos de 25 toneladas, 245; carros abertos de 12 toneladas, 285; e outros carros, 18. Todos estes vagões são de manufatura inglesa e têm a estrutura inferior do tipo Livesey Gould, trucks de aço e rodas com anel de aço. Os restantes vagões passaram à Great Western com as diferentes linhas arrendadas pelo governo e são de grande variedade de tipos. Incluindo o material antigo, tem a Great Western o total de 151 locomotivas, 253 carros de passageiros etc., 2.171 vagões e 6 saveiros.
De acordo com o transcrito acima, um dos principais fornecedores de locomotivas para a Great Western foi a empresa britânica North British Locomotive Company, criada em 1903 na cidade escocesa de Glasgow através da junção de outras empresas Sharp, Stewart and Company, Neilson and Company e a Dübs & Co. Sendo esta, a empresa britânica mais fornecedora de locomotivas a vapor para vários países do globo.
A North British forneceu locomotivas do tipo Mogul, do arranjo de rodas 2-6-0, sendo este tipo o mais utilizado pela companhia. Também a empresa britânica forneceu os modelos Mastodon, com arranjo de rodas 4-8-0, Consolidation com arranjo de rodas 2-8-0 e os modelos American, com arranjo de 4-4-0.
O cônsul inglês e amigo William "Eddie" Edmundson, autor do belíssimo livro: "A GRETOESTE - A História da Rede Ferroviária Great Western of Brazil, Ed. Ideia, João pessoa, 2016"., (recomendo a todos conhecerem esta importantíssima obra), me forneceu gentilmente preciosíssimos e raros postais que fazem parte de sua coleção particular de materiais ferroviários raros de sua terra natal a Grã-Bretanha. Estes postais trazem informativos das locomotivas mencionadas na transcrição acima da North British que remetem a primeira década do século XX, quando foram exportadas para o Brasil. Confira abaixo:
Tipo "Mogul", 2-6-0 da North British. O modelo mais utilizado pela GWBR. Fonte: Eddie Edmundson.
Tipo "Consolidation", 2-8-0 da North British. Especialmente utilizadas para o transportes de cargas. Fonte: Eddie Edmundson.
Tipo "Mastodon", 4-8-0 da North British. Fonte: Eddie Edmundson.
Tipo "Mastodon", 4-8-0 da North British. Fonte: Eddie Edmundson.
Tipo "American", 4-4-0 da North British. Utilizada no transporte de passageiros suburbano. Fonte: Eddie Edmundson.
Tipo "Mogul", 2-6-0 da North British. Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g24g6g.htm
Carro-Restaurante. Construída pela Metropolitan Amalgamated Carriage & Wagon Company Ltd. Utilizadas no trecho entre a capital paraibana e pernambucana.
Interior do Carro-Restaurante. Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g24g6g.htm
Vagão do tipo "Fechado", muito utilizado pela GWBR com um total de 315 foram utilizadas. Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g24g6g.htm
Capa do livro: Impressões do Brazil no Século Vinte - 1913
Muito massa seu blog véi sucesso
ResponderExcluirMuito obrigado amigo Horácio. Que bom que tenha gostado dele.
ExcluirPreciso saber onde encontrar arquivos de funcionarios que trabalharam na great west meu whatsapp 67-981584999 obrigado
ResponderExcluiramei o blog sabe algumas informaçãoes sobre a identidade dos maquinistas como nome
ResponderExcluirou arquivos dos trabalhadores da empresa
ResponderExcluirParabéns !!!
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