quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Estado Atual da Estação de Itamataí

Olá amigos do HFPB. Depois da última publicação sobre o ponto inicial do Ramal de Bananeiras em visita no dia 30 de novembro de 2017, trago aqui imagens atuais da estação inicial do referido ramal. Trata-se da pequena mas não menos importante Estação de Itamataí
Localizada na divisa entre os municípios de Guarabira e Pirpirituba, esta estação foi ponto importante de ligação entre o Ramal de Bananeiras, o ramal com destino ao Rio Grande do Norte e o ramal com destino a Guarabira, que por sua vez seguia tanto para a Capital quanto para o vizinho estado de Pernambuco.
O ramal que iria se chamar "Estrada de Ferro Independência - Picuhy" foi iniciado em 1910 com destino ao município de Picuí, no Seridó Oriental Paraibano. Porém como já foi publicado anteriormente, o ramal só chegou a Bananeiras e não mais prosseguiu.
Em visita ao local, infelizmente o estado atual da estação é deplorável. Da última visita que fiz ao local em 15 de fevereiro de 2013 até hoje, pouca coisa mudou na estrutura física da velha estação construída em 1911, mas o mato praticamente cobre boa parte dos arredores da mesma. 
Sabe-se que a estação era maior que a estrutura encontrada atualmente, restando apenas uma pequena parte dela. Ela abrigava tanto uma seção para passageiros quanto armazém para mercadorias, restando atualmente apenas os ferros fundidos da antiga cobertura estilo "mãos francesas".
Um pouco adiante da estação, em local elevado encontra-se o a antiga Casa do Chefe da Estação. Esta parecendo estar sendo habitada atualmente, felizmente está em melhor estado de conservação do que estação. Há muito tempo existia uma caixa d'água que também foi demolida desde que o Ramal de Bananeiras foi desativado no final da década de 1960. Realmente era um complexo bastante movimentado nos seus tempos áureos.
Infelizmente o que constatei é o completo abandono de mais um patrimônio histórico que vai se deteriorando com o tempo. Esse é o respeito que os governantes deste país tiveram e tem com nossas ferrovias, completamente abandonadas e deterioradas.  
abaixo imagens do último dia 30 de novembro do estado lamentável da estação de Itamataí e da casa do chefe da estação:

Situação lamentável da estação de Itamataí.

Situação lamentável da estação de Itamataí.




Antiga bilheteria da estação.



Consta que a estação foi bem maior, semelhante a encontrada em Borborema. Porém a muitos anos foi demolida , restando apenas os postes da cobertura de ferro fundido. 



Interior da velha estação.



Antiga Casa do Chefe da Estação. Parecendo que estar ocupada atualmente. Localizada em um plano mais elevado.

Antiga Casa do Chefe da Estação. Parecendo que estar ocupada atualmente.



Aspecto frontal da velha e deteriorada estação.



Localização da estação de Itamataí (pequeno ponto branco no canto esquerdo da imagem), casa do chefe da estação e o antigo entroncamento (triangulo no centro). Fonte: Google Maps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário