quinta-feira, 31 de maio de 2018

Locomotivas da The Conde D'Eu Railway Company em 1901.

Olá amigos da HFPB. Em mais uma postagem trago informações preciosas colhidas no Relatório do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas do Governo Federal referente ao ano de 1901 da nossa primeira companhia ferroviária, ou seja, The Conde D'Eu Railway Company Limited.
O referido relatório mostra que naquela data de 1901 (ano em que a Conde D'Eu foi arrendada pela GWBR) o material motriz da companhia  era composto por 14 locomotivas. 
Essas locomotivas receberam carinhosamente nomes que homenageavam pessoas ou de cidades onde a ferrovia passava.
As primeiras locomotivas chegaram a Paraíba por volta de 1881 no trecho primeiro trecho em construção, da Capital Parahyba (João Pessoa) a Entrocamento (posteriormente Paula Cavalcanti). Em 1883 quando o tráfego foi aberto oficialmente 9 locomotivas faziam parte do material motriz da Conde D'Eu.
Segundo dados de outro relatório do Governo Federal referente ao ano de 1893, a Conde D'Eu trabalhava com 10 locomotivas. Em 1895 chegaram mais 3 locomotivas, e em 1901 mais uma, em um total de 14 máquinas motrizes. 
Segundo o mesmo relatório de 1893, as máquinas de número 1 a 4 foram fabricadas pela Robert Stephenson & Co. na Inglaterra, do tipo boogie bissel, de tanque com quatro rodas conjugadas e peso de 21 t. As de número 5 a 9 foram fabricadas pela Black Hawthorn & Co., também construídas na Inglaterra. A de número 10 fora fabricada pela Robert Stephenson & Co, idêntica as quatro primeiras e com peso de 25 t.
Infelizmente não temos dados das locomotivas 11 a 14, como fabricante e configurações das rodas, por exemplo. 
No ano de 1902, a ferrovia já parte integrante da GWBR, adquiriu a maquina que recebeu a nomenclatura de 'Alagoa Grande' de número 15, com quatro rodas motrizes de 1m,06 de diâmetro e dois limpa-trilhos. Esta máquina como o próprio nome diz, circulou no recém inaugurado ramal entre Mulungu a Alagoa Grande, a partir de julho de 1901.  
Em 1902 a ferrovia teve 270.464 km de tráfego percorridos por 15 bravas e desgastadas locomotivas. 
Confira abaixo o nome destas máquinas e a km percorrida por cada uma delas no ano de 1901:


Diagrama de uma locomotiva Robert Stephenson & Co, construída em 1881 na Inglaterra.

Diagrama de uma locomotiva da Black Hawthorn & Co, construída na Inglaterra em 1883.

2 comentários:

  1. nr.5-9 were Black Hawthorn & Co (633-637/1883)
    nr.11-13 were 0-6-0T (HUNSLET 612-614/1894)
    nr.14 were 0-4-0ST (HUNSLET 708/1899)

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  2. nr.10 was 4-4-0 (stephenson 2660/1888)
    nr.14 was 4-4-0 (stephenson 3048/1901)
    "Cabadello" was hunslet 708/1899

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