quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Estado Atual da Estação de Pombal

Olá amigos do HFPB. Hoje em mais uma postagem da série de estações sertanejas falaremos da estação de Pombal. As imagens foram cedidas gentilmente pela colaboradora Francisca Arruda
As referidas imagens foram tiradas pela própria Francisca e por sua neta Ellen Letícia no último domingo dia 6 de outubro. Na ocasião, eram realizadas as tradicionais festas da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, festa esta com  mais de um século de tradição. 
O estado que se encontra a antiga estação da RVC (Rede de Viação Cearense) é de regular a boa conservação, tudo isto graças ao empenho do Senhor Miguel Ferreira da Silva desde o fechamento desta em 1998. Este dedica boa parte de seu tempo na preservação e conservação do prédio de mais 87 anos de existência.
A estação de Pombal foi construída como parte integrante do Ramal Ceará - Paraíba, com os trabalhos iniciados de prolongamento entre os estados em 1921. O ramal tinha como objetivo de prolongar os trilhos até Patos, esta por sua vez se uniria ao Ramal de Penetração, partindo de Alagoa Grande até Patos.
Durante este período entre 1921 e 1922, o ramal seguiu em ritmo acelerado de construção, em Pombal foram feitas inúmeras obras em aterros, cortes, entre outros. 
Porém, no início de 1923, com o corte de verbas por parte do Governo Federal através do IFOCS (Inspectoria Federal de Obas Contra as Seccas) grande parte das construções tiveram seu ritmo diminuído ou até mesmo em várias frentes paralisadas completamente.  
Esta paralisação afetou especialmente a frente de trabalho do prolongamento entre Sousa e PombalA estação de Sousa foi inaugurada festivamente no dia 13 de maio de 1926.
Por deficiência de verbas destinadas ao prolongamento o ramal foi seriamente comprometido e pouco ou quase nada foi construído. 
Até que no início da década de 1930 o IFOCS retomou as obras paralisadas anos antes para completar o Ramal Sousa - Pombal. Boa parte do serviço de prolongamento já haviam sido realizados desde o início da década de 1920, mas faltavam outras obras pendentes, a exemplo da grande ponte metálica sobre o Rio Piancó, próximo a cidade de Pombal.  
Os trabalhos neste período seguiram em ritmo acelerado com inúmeros trabalhadores contratados para esse fim. 
Depois de construir aproximadamente 54 km de obras no trecho que divide Sousa e Pombal, e problemas com verbas ao longos dos últimos 10 anos, finalmente, no dia 24 de outubro de 1932 foi festivamente inaugurada a estação de PombalBela estação construída em estilo Art Decó, típicos da década de 1930. 
O prédio pertence e administrado pela Prefeitura Municipal há cerca de vinte anos, desde que foi fechada pela CFN em 1997.
O ramal parou de trafegar trens de carga por volta de 2013, ficando em completo abandono desde então. Mas a dedicação do Senhor Miguel não deixou que a estação ficasse na total penúria. 

A bela estação de Pombal na tarde do dia 6 de outubro. Foto: Ellen Letícia

Estação de Pombal na tarde do dia 6 de outubro. Foto: Ellen Letícia

A bela estação de Pombal na tarde do dia 6 de outubro. Foto: Ellen Letícia

Procissão do Rosário saindo da estação em direção a igreja de Nossa Senhora do Rosário na manhã de 6 de outubro. Foto: Francisca Arruda.

Procissão do Rosário saindo da estação em direção a igreja de Nossa Senhora do Rosário na manhã de 6 de outubro. Foto: Francisca Arruda.

Um comentário:

  1. Eu havia lido que estás ferrovias partindo de Fortaleza foram construídas com o objetivo de transportar máquinas e cimento para a construção de açudes públicos pelo IFOCS (hoje DNOCS) e que haviam sido construídas pelo IFOCS. Daí os ramais para Cariús (CE), PILÕES (S. João do Rio do Peixe) e Sousa PB visando a construção do açude de São Gonçalo).

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