sábado, 7 de março de 2020

Locomotiva a Vapor & Locomóvel - Diferenças e Semelhanças Entre Estas Incríveis Máquinas

Olá amigos do HFPB. Em mais uma postagem de nosso super blog, trago a vocês esclarecimentos que aparecem constantemente em relação a duas peças relativamente semelhantes, porém com finalidades distintas e que a tona causam dúvidas na maioria das pessoas.
Pois bem, estas duas máquinas, alcançaram seu auge na chamada "Era do Vapor", era esta que alcançou praticamente todo o século XIX e início do século XX em todo o mundo. Me refiro a Locomotiva movida a vapor e o Locomóvel, também movido a força do vapor.
Muitos me perguntam que viram uma "locomotiva a vapor", sendo que na realidade esta peça se tratava de um locomóvel. Pois bem, explicarei detalhadamente a diferença e semelhança entre ambas.

Locomotiva a Vapor - As famosas "Maria-Fumaça" ou "Vaporosas", é uma máquina como o próprio nome diz, movida a força do vapor, que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque, mais conhecido como "tender", de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina. Muitas vezes era lenha ou carvão. Posteriormente várias foram convertidas para queimarem óleo combustível. 
O vapor produzido na caldeira é captado até um cilindro, fazendo este mover os pistões alternativos que são mecanicamente conectados às rodas principais da locomotiva, produzindo assim o movimento necessário.

Locomóvel -  (em inglês Portable Steam Engine) É um motor , seja um motor a vapor que fica em um lugar durante a operação (fornecendo energia às máquinas, como dínamos, moendas, descaroçadores de algodão, entre outros ), mas ao contrário de um motor estacionário, é portátil e, portanto, pode ser facilmente movido de um local de trabalho para outro. Montado sobre rodas ou patins, ou até mesmo totalmente estacionário, é rebocado para o local de trabalho ou se move para lá por autopropulsão (como é o caso dos tratores a vapor).  Podemos ainda destacar:
Semi-portáteis - (em inglês semi-portable) Eram praticamente a mesma configuração dos locomóveis, movidos a força do vapor, podemos dizer que é uma variável desta, porém desprovidos de rodas para o deslocamento mais facilmente de um ponto ao o outro da propriedade. Eram peças praticamente fixas no local empregado. Estes eram ainda mais comuns que os próprios locomóveis. 
Existe ainda o exemplo que que alguns locomóveis foram convertidos para semi-portáteis, caso de uma peça encontrada na Universidade Leiga do Trabalho em Taperoá, onde pode-se verificar que esta existia rodas. Nesta universidade encontra-ser duas peças expostas em seu pátio. 
Trator a Vapor - Também, muitas vezes o próprio locomóvel é confundido com um Trator a Vapor, (em inglês Traction Steam Engine) máquina similar a esta, porém esta é uma máquina a vapor automotora usada para movimentar cargas pesadas sobre estradas, para aragem de solo ou para fornecer energia em locais determinados, esta também é conhecida como "locomotiva de estrada". Estes geralmente eram grandes, robustos e de grande potência, sendo porém pesados, lentos e de baixa manobrabilidade. Este último grupo está relacionado ao do locomóvel, já que também podem empregar funções de gerador de energia as máquinas.  
No caso da Paraíba, pouquíssimas peças sobreviveram, tanto locomotivas quanto os locomóveis, incluindo a variedade dos os semi-portáteis. Já no caso dos tratores a vapor, não tenho registro destas possantes máquinas em fazendas no Estado foram utilizadas, mas possivelmente sim.
A mais conhecida das locomotivas ainda preservadas na Paraíba, está exposta no pátio do Museu do Algodão em Campina Grande.  Trata-se de uma locomotiva do tipo "Four Wheeler" número 55359, série 501, construída pela Baldwin Locomotive Works na Filadélfia, Estado da Pensilvânia, Estados Unidos em abril de 1922. Pertencia originalmente a Inspectoria Federal de Obras Contra as Seccas (IFOCS), destinada sobretudo ao transporte de materiais para a construção de reservatórios no Sertão paraibano, a exemplo do São Gonçalo em Sousa, Pilões em São João do Rio do Peixe
Posteriormente adquirida pela Rede de Viação Cearense (RVC), foi comprada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande no início da década de 1970 para ser parte componente do primeiro Museu do Algodão que ali se instalaria em 1973. O local é aberto de segunda a segunda, 
No caso dos locomóveis, mais especificamente em maior quantidade na variedade de Semi-portáteis, existiam inúmeros empregados em fazendas, engenhos, serralharias, indústrias, entre outras funções, do Sertão ao Litoral.  Eram a força motriz no início do século XX em todo o Estado. 
Dentre os poucos locomóveis ainda restantes em todo o Estado, destaca-se um exposto no pátio da entrada da Embrapa Algodão em Campina Grande. Trata-se de um locomóvel Ruston & Hornsby, construído na cidade de Lincoln na Inglaterra, com 6 HP de potência, Classe PSG, com número de série 153085, construído em 1928.
Segundo consta, esta peça foi utilizada sobretudo no descaroçamento de algodão. De acordo com uma placa encontrada na lateral da mesca, foi reconstruída pela "A Linard" M. V. Ceará em 1940. Estando exposta no pátio da Embrapa desde a década de 1970. Trata-sede uma bela peça bem preservada, chamando a atenção de todos que trafegam aquele espaço.
Esta peça conta um pouco da história da chamada "Era do Vapor" que dominou o mundo por décadas. 
Então, espero que tenha tirado todas as dúvidas dos internautas ainda confusos a respeito da função destas brilhantes máquinas a vapor.  
Vale a pena a visita em ambos os lugares para poderem "investigar" de perto estas históricas peças. Confira:

Comparativo Locomotiva a Vapor e Locomóvel - Diferenças e Semelhanças

Locomotiva a Vapor - Museu do Algodão - Campina Grande








Locomóvel - Embrapa Algodão - Campina Grande









Semi-Portáteis - Universidade Leiga do Trabalho - Taperoá

Marca: W.N. Nicholson & Son, Newark, Inglaterra. 

Marca: W.N. Nicholson & Son, Newark, Inglaterra. 

Marca: W.N. Nicholson & Son, Newark, Inglaterra. 

Semi-Portátil também encontrada na Universidade Leiga do Trabalho, porém de marca desconhecida. Há indícios que esta peça tenha sido anteriormente um locomóvel.

Semi-Portátil também encontrada na Universidade Leiga do Trabalho, porém de marca desconhecida. Há indícios que esta peça tenha sido anteriormente um locomóvel.

Semi-Portátil também encontrada na Universidade Leiga do Trabalho, porém de marca desconhecida. Há indícios que esta peça tenha sido anteriormente um locomóvel.

Trator a Vapor

Modelo de um Trator a Vapor (Traction Steam Engine). Semelhante a um locomóvel, porém este tracionável. Modelo Ruston & Hornsby encontrado na Inglaterra. Fonte: http://www.steamscenes.org.uk/engines/ruston-hornsby/general-purpose-engine/161250/

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