Olá amigos do HFPB. Em visita recente ao Museu do Algodão, antiga estação de Campina Grande, porém como estava fechado, por motivos da pandemia de covid-19, que se alastra ao redor do globo terrestre de forma avassaladora. Na ocasião, fiz registros do museu na manhã deste domingo, dia 05 de abril.
Sei, perfeitamente, que a estação já foi registrada inúmeras vezes aqui no blog, mas trago sempre que possível, imagens atualizadas de um dos mais belos prédios ferroviários de todo a Paraíba.
Prédio majestoso, inaugurado oficialmente em 2 de outubro de 1907 pela GWBR, como estação terminal do Ramal Itabaiana - Campina Grande, já amplamente divulgada aqui no blog, anteriormente.
O estado é considerado de regular a bom, com a estrutura sólida e boa, atestando para o ótimo trabalho da construção, porém, algumas janelas no andar superior estão em péssimo estado de conservação, precisando urgentemente serem revitalizadas.
Mas contudo, alguns problemas a parte, o local oferece ao visitante uma viagem na história do algodão em Campina Grande, com peças que remetem ao beneficiamento do chamado "Ouro Branco", além de objetos diversos da história campinense. Recomendo muito sua visitação.
Confira imagens atuais do museu, ou seja, da "Estação Velha":
1907 estilizado no alto do andar superior.
Ferro que veio da Inglaterra para compor os pilares da chamada "mão inglesa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário